Entregues na semana passada a mais 61 municípios do Rio Grande do Sul, as vacinas contra a dengue estarão disponíveis para aplicação em 13 deles até a semana que vem. A ampliação da cobertura ocorre em três regiões: Vale do Sinos, Vale do Rio Pardo e Alto Uruguai.
Já faziam parte da estratégia no RS as cidades de Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha, que no início de maio receberam cerca de 31,5 mil doses.
A região com mais cidades a anunciarem o início da vacinação é o Vale do Rio Pardo. Lá, cinco prefeituras começaram a imunização entre esta quarta (12) e quinta-feira (13) e Venâncio Aires prevê a oferta das doses para segunda-feira (17).
No Vale do Sinos, três municípios passaram a aplicar os imunizantes contra a dengue nesta quinta e Estância Velha programou o começo para o dia 22 de junho, um sábado. No Alto Uruguai, Erechim deu início à aplicação nesta quinta, enquanto Estação abre as portas desse serviço na sexta-feira (14).
Segundo relatório do Ministério da Saúde, até o dia 29 de maio já haviam sido aplicadas no Estado 1,4 mil doses. A relação ainda não incluía dados de Porto Alegre, que deu início à aplicação na semana passada.
O público-alvo segue sendo o de crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações dentre as que podem tomar a vacina – cinco a 60 anos de idade, conforme o fabricante. Para ter proteção completa contra casos graves e hospitalizações por dengue, são necessárias duas doses do imunizante incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), com intervalo de três meses entre elas.
Confira detalhes por município:
Vale do Sinos
Novo Hamburgo
A vacinação contra a dengue começou ao meio-dia desta quinta-feira na cidade. A imunização ocorre em oito unidades de saúde:
- Casa da Vacina - Avenida Coronel Frederico Linck, nº 900, bairro Rio Branco
- Unidade Básica de Saúde Canudos - Rua Silvio Gilberto Christmann, nº 1451, bairro Canudos
- Unidade Básica de Saúde Santo Afonso - Rua Assunción, nº 85, bairro Santo Afonso
- Unidade de Saúde da Família Roselândia - Rua Benjamin Altmayer, nº 455, bairro Roselândia
- Unidade de Saúde da Família Kephas - Rua Bernardo Ludwig, nº 196, bairro São José
- Unidade de Saúde da Família Lomba Grande - Rua Victor Thiesen, nº 125, bairro Lomba Grande
- Unidade de Saúde da Família Boa Saúde - Avenida Floresta, nº 600, boa Saúde
- Unidade de Saúde da Família Iguaçu - Rua Dos Professores, nº 110, Vila Iguaçu
Para se vacinar, é necessário apresentar o Cartão SUS ou um documento de identificação com foto, além da carteira de vacinação.
São Leopoldo
A prefeitura recebeu 3,3 mil doses do imunizante. A previsão é de que, a partir da semana que vem, a aplicação delas esteja disponível nas unidades básicas de saúde que tenham salas de vacina. Ainda não há informação sobre a data da semana que vem na qual a vacinação será iniciada.
Campo Bom
A prefeitura passou a oferecer nesta quinta-feira as doses da vacina contra a dengue para pessoas de 10 a 14 anos. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde. Neste sábado (15), o Centro Materno Infantil e a UBS Celeste estarão abertos das 8h às 16h30min com vacinação contra a dengue e outras enfermidades disponível. No município, já foram registrados, em 2024, mais de 4,6 mil casos de dengue.
Estância Velha
A cidade do Vale do Sinos recebeu os imunizantes nesta quarta-feira (12) e programa a aplicação das doses para o dia 22 de junho, sábado, das 8h às 12h, em todos os postos de saúde do município. Estância Velha tem, atualmente, 1.165 casos da doença, e teve o primeiro óbito em 2024 confirmado na semana passada.
Lindolfo Collor
A campanha de vacinação contra a dengue começou nesta quinta-feira em Lindolfo Collor. A oferta ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min, na Unidade Básica de Saúde do Município de Lindolfo Collor, na Avenida Capivara, 1.221. É necessário apresentar carteira de vacinação, documento com CPF ou Cartão SUS.
Vale do Rio Pardo
Venâncio Aires
A prefeitura de Venâncio Aires começa na próxima segunda-feira a vacinação contra a dengue. O município recebeu o primeiro lote de vacinas com um quantitativo de 873 doses, mas o público estimado para ser imunizado é de 5.945 crianças e adolescentes na faixa etária indicada. A vacinação ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, na Rua Rua Visconde do Rio Branco, 505, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min, e aos sábados, das 8h às 12h.
Mato Leitão
A Secretaria Municipal da Saúde começou nesta quinta-feira o trabalho de vacinação da população contra a dengue. Mato Leitão recebeu 68 doses. A aplicação ocorrerá na UBS Central, na Rua Leopoldo Aluísio Hinterholz, 250, aberta das 12h30min às 20h30min.
Rio Pardo
A prefeitura recebeu um lote com 486 vacinas contra a dengue e iniciou a aplicação nesta quinta-feira. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde com sala de vacinas, exceto a Albardão, que receberá os imunizantes na próxima segunda-feira. Rio Pardo promoverá, ainda, o Dia D para a atualização de vacinas de rotina, influenza, covid e dengue. A data da campanha varia conforme a unidade:
- 15 de junho, das 9h às 13h - Unidade de Saúde Central, ESF Higino Leitão e ESF Ramiz Galvão I
- 22 de junho, das 9h às 13h - ESF Jardim Boa Vista, ESF Barro Vermelho e ESF Ramiz Galvão II
29 de junho, das 9h às 13h - Espaço Mamãe Bebê, UBS Albardão e UBS Rincão Del Rey
Passo do Sobrado
A imunização contra a dengue passou a ser oferecida na quarta-feira pelo município. A orientação da prefeitura é de que a população busque a unidade de saúde, localizada na Avenida Alberto Jacobsen, 1.959.
Vale do Sol
Vale do Sol recebeu a vacina contra a dengue e informou que as doses já estavam disponíveis nas unidades de saúde na quarta-feira. A orientação do município é de que, para mais informações, se busque contato com as unidades de saúde da área de abrangência:
- ESF Anita: (51) 99717.0176
- ESF Faxinal: (51) 99716.6682
- ESF Centro: (51) 99711.0287
Vale Verde
Na quarta-feira, a prefeitura informou em suas redes sociais que já conta com a vacina contra a dengue disponível em sua unidade de saúde, e que não é necessário agendamento para a aplicação. A unidade básica de saúde do município fica na Rua Frederico Trarbach, 716.
Alto Uruguai
Erechim
Na quarta-feira, a Secretaria de Saúde de Erechim recebeu um lote de 1.428 doses da vacina contra a dengue. Nesta quinta-feira, todas as unidades básicas de saúde aplicam imunizante das 8h30min às 11h e das 13h às 16h30min. Na Unidade Municipal de Referência em Saúde – antiga UPA – o horário é das 8h30min às 18h. Para receber a vacina, é necessário estar munido da carteira de vacinação. Atualmente, Erechim registra 748 casos confirmados de dengue, com um total de três óbitos.
Estação
A Secretaria Municipal da Saúde do município de Estação passou a disponibilizar a vacina contra a dengue nesta quarta-feira. A aplicação ocorre na Sala de Vacinas da UBS 1, na Rua Fiorelo Piazetta, 545, das 8h às 11h e das 14h às 16h. A prefeitura orienta que a população leve a carteira de vacinação da criança ou adolescente.