Após uma pausa em função da cheia que atingiu a cidade, os postos de saúde de Porto Alegre voltaram a vacinar contra o coronavírus em 29 de maio. Na mesma data, a Capital começou a aplicar a Qdenga, que protege contra o vírus da dengue. Conforme números divulgados nesta quinta-feira (13) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em 16 dias foram 18.372 pessoas imunizadas contra a covid-19 e a dengue.
A nova remessa do imunizante contra a covid chegou no início do mês passado. Desde então, foram 16.078 doses aplicadas com a vacina monovalente XBB, da fabricante Moderna.
Foram 9.815 aplicações em idosos e 1.652 em crianças dos seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias. O restante foi utilizado em pessoas de outros grupos prioritários, como gestantes, quilombolas e funcionários da segurança pública. Ao todo, a Capital recebeu até o momento 25.290 imunizantes.
Qdenga protege crianças e adolescentes
Das 18 mil doses contra a dengue, 2.294 foram aplicadas desde 29 de maio. A faixa-etária indicada para receber o imunizante abrange crianças e adolescentes de 10 a 14 anos - quase 73 mil pessoas, no total, em Porto Alegre. A expectativa é de que a cidade receba doses suficientes para proteger toda essa população.