Porto Alegre volta a aplicar o imunizante contra a Covid-19 nesta quarta-feira (29). A Capital não aplicava a vacina desde o final do mês de abril. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a interrupção se deu porque o Ministério da Saúde trocou o fornecedor e paralisou a distribuição das doses.
A vacina que começa a ser aplicada nesta quarta é a monovalente XBB, da fabricante Moderna. Ela passa a ser referência para todos os públicos aptos a receber a dose, já que o imunizante foi atualizado para garantir a proteção contra novas variantes da doença.
A nova fase de vacinação abrange, como público alvo, crianças com idade entre seis meses e cinco anos e grupos prioritários, como idosos, pessoas com deficiência, imunocomprometidas ou com comorbidades.
No Rio Grande do Sul, pessoas em situação de abrigamento por conta da crise climática que atingiu o Estado e socorristas também foram incluídos entre o grupo prioritário.
A necessidade de doses de reforço depende da faixa etária de quem recebe o imunizante. O esquema varia de acordo com o público-alvo e a situação vacinal da pessoa.
O imunizante pode ser encontrado nas unidades móveis e em todas as unidades de saúde (US) da Capital, com exceção daquelas que seguem fechadas após serem afetadas pela enchente. O endereço e o horário de funcionamento pode ser encontrado online.
As que não estão funcionando eram, na tarde desta terça: US Tijuca, US Vila Safra, US Viçosa, CF Diretor Pestana, CF Navegantes, US Asa Branca, US Farrapos, US Fradique Vizeu, US Ilha da Pintada, US Ilha do Pavão, US Ilha dos Marinheiros, US Nova Brasília, US Sarandi, US Vila Elizabeth, US Mario Quintana, CF Santa Marta, US Lami e US Morro dos Sargentos.
Vacina contra a dengue inicia no RS
Também inicia nesta quarta-feira (29) a vacinação conta a dengue em Porto Alegre. A Qdenga é destinada a crianças e adolescentes entre 10 anos e 14 anos.
O esquema vacinal prevê duas doses do imunizante, com intervalo mínimo de três meses. Crianças e adolescentes na faixa etária prioritária para a vacinação que tiveram dengue devem aguardar seis meses para receber a primeira dose da vacina.