Uma receita que reúne ossos de frango, carne, porco ou peixe junto com vegetais e especiarias parece improvável. O prato, porém, está ganhando fama nas redes sociais. O caldo de ossos, como é chamado, pode ser associado a diversos benefícios para a saúde, já que a combinação é rica em nutrientes.
Para O Globo, o nutricionista e dietista integrativo e funcional da Canadian Digest Health Foundation, Doug Cook, afirmou que o caldo é uma boa fonte de colágeno e minerais. Juntos, esses nutrientes sustentam a integridade física e o funcionamento metabólico do corpo humano e, por isso, são importantes para a saúde da pele, ossos e articulações.
Na busca por uma pele livre de rugas e sem sinais de flacidez, muitas pessoas recorrem ao uso de colágeno. A molécula de proteína, produzida naturalmente pelo corpo, é uma aliada no combate ao envelhecimento e também atua no fortalecimento de articulações e tendões. Já os minerais são fundamentais para a regulação da atividade das enzimas, manutenção dos tecidos e de outros órgãos, atuando em uma série de processos do corpo humano.
Segundo O Globo, a ingestão do caldo de ossos também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Isso porque os nutrientes da receita ajudam a manter uma microbiota intestinal saudável. Outros compostos encontrados na mistura, como a glicina, aminoácido que atua como um neurotransmissor capaz de auxiliar na regulação do sono e reduzir sentimentos de ansiedade, também são benéficos para o funcionamento físico e mental.
Na internet, é possível encontrar uma série de receitas diferentes para fazer o caldo de ossos. Além dos ossos de frango, carne bovina, porco ou peixe, alguns pratos podem contar com legumes, vegetais, ervas e especiarias. É importante ressaltar que, em todas as sugestões, os ossos e outros ingredientes devem ser cozidos lentamente.