A partir de segunda-feira (8), todos os grupos considerados prioritários para receberem a vacina contra a gripe em Porto Alegre poderão ter acesso ao serviço. Neste dia, será aberta a vacinação contra a influenza para membros de forças de salvamento e da segurança, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuários.
Com essa ampliação, todo o público considerado prioritário passará a ser contemplado. A campanha de vacinação, que entra na terceira semana, segue até 31 de maio.
Na Capital, a vacina pode ser obtida em todas as unidades de saúde. A imunização contra a gripe já está disponível para idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes ou até 45 dias pós-parto, quilombolas, indígenas, trabalhadores da saúde e trabalhadores da educação do ensino básico ao superior.
Também podem receber a vacina pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens, entre 12 e 21 anos, que estejam cumprindo medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional e presos.
Segundo o Ministério da Saúde, o público-alvo de Porto Alegre é composto por 698.504 pessoas. Até esta sexta-feira (5) tinham sido aplicadas 63.906 doses da vacina. Isso representa 14,4% da cobertura esperada, das quais 50.140 administradas em idosos.
O objetivo é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais e povos indígenas. No próximo sábado, dia 13, ocorre o Dia D da vacinação.
Com a imunização, o Ministério da Saúde pretende reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação.
Recomendações
As pessoas que apresentam sinais e sintomas de gripe, principalmente febre, devem esperar a melhora do quadro de saúde para receber a vacina da influenza. A ida à unidade de saúde é oportunidade, também, receber a dose da vacina bivalente contra a covid-19, caso também esteja no grupo que têm orientação para receber o imunizante em 2024.
A SES recomenda, ainda, o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais e reforça que a população deve procurar atendimento médico nas unidades básicas de saúde para diagnóstico e tratamento.
Quais vírus
A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, indicada para a proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.
Como comprovar
Para receber a dose, indígenas, quilombolas, gestantes e pessoas com deficiência precisam fazer a autodeclaração; para crianças, basta apresentar a caderneta de vacinação; e os demais grupos devem apresentar qualquer documento que comprove a condição: documento, receita médica, crachá, carteira de trabalho.
Em caso de comorbidades
As doenças pré-existentes ou condições clínicas estão definidas pelo Ministério da Saúde. Confira aqui.
Onde
Em Porto Alegre, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde. O link para consultar endereços também pode ser acessado aqui.