Porto Alegre receberá nesta quinta-feira (2) a primeira remessa de vacinas contra a dengue, num total de 18.225 doses. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estima que a imunização de crianças e adolescentes entre 10 anos e 14 anos comece na tarde do dia 8 de maio.
O Rio Grande do Sul recebeu nesta terça-feira (30) o primeiro lote de vacinas contra a dengue, com 31,5 mil doses. Esta primeira entrega representa 25% do total de 126 mil doses que o Estado deve receber para Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha.
A expectativa é de que Porto Alegre receba um total superior a 72 mil doses. Segundo dados do Censo 2022 do IBGE, a Capital tem 72.898 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
As crianças e os adolescentes que receberem a primeira dose nesta etapa terão garantida a segunda para completar o esquema vacinal. O Ministério da Saúde espera, com a imunização, reduzir hospitalização e óbitos decorrentes de infecções pelos vírus da dengue na população-alvo apta a receber a imunização.
O esquema vacinal prevê duas doses do imunizante, com intervalo mínimo de três meses. A vacina estará disponível em toda a rede municipal de saúde, nas unidades de saúde, no horário de funcionamento de cada local.
Esta é a primeira remessa que o estado do Rio Grande do Sul recebe da vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma, adquirida pelo Ministério da Saúde para oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Infecções leves, como resfriado, não impedem a administração da dose. A vacina não deve ser feita se a criança ou adolescente apresentar quadro clínico moderado ou grave. Crianças e adolescentes na faixa etária prioritária para a vacinação que tiveram dengue devem aguardar seis meses para receber a primeira dose da vacina. Caso a infecção ocorra após o início do esquema, a segunda dose precisa ser feita pelo menos 30 dias após o início dos sintomas da doença.