A startup gaúcha que usa inteligência artificial na área da saúde e ajuda a Farmácia Clínica na tomada de decisão é tema do Radar de Inovação. Nesta semana, o apresentador Eduardo Rosa entrevista os irmãos e co-fundadores da NoHarm.ai, Ana Helena Ulbrich e Henrique Dias, para falar sobre as ferramentas oferecidas pela empresa para melhorar a eficiência hospitalar e a qualidade assistencial.
Mais de 100 hospitais já utilizam o sistema inteligente da NoHarm.ai. O software é gratuito para a rede que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS). Os convidados contam sobre as origens da iniciativa e o auxílio recebido da Fundação Bill & Melinda Gates, e explicam quais serão as novas expansões do projeto, incluindo um sumário de alta automatizado, e como funciona o algoritmo:
— É utilizado numa avaliação que é impossível um hospital fazer. Nenhum farmacêutico tem condição de avaliar todos os formatos possíveis de posologia para dizer o que é certo e o que é errado. O algoritmo faz isso automaticamente.