Hérnia de disco é o que mais motivou benefícios por incapacidade temporária – antes chamado auxílio-doença – no Brasil em 2023, com 51,4 mil concessões. Os dados são do Ministério da Previdência Social (MPS). A dor na lombar (dor lombar baixa) é a segunda, com 46,9 mil.
O levantamento informa que mioma uterino, com 41,8 mil concessões, é o terceiro, e fratura no punho, com 39,6 mil, o quarto. A hérnia de disco é dividida em duas Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CIDs) no levantamento, pois designam os transtornos de discos lombares e intervertebrais.
Por isso, outros transtornos de discos intervertebrais (hérnia de disco) aparece em quinto lugar na lista, com 37,8 mil afastamentos do trabalho. Desse modo, três das 10 doenças que mais afastaram pessoas do trabalho estão relacionadas à coluna.
Transtorno misto ansioso e depressivo, com 28.514 mil benefícios, ocupa o oitavo posto. O levantamento do Ministério da Previdência Social aponta que mais de 2,5 milhões de pessoas foram afastadas do trabalho por conta de doenças em 2023 no país.
O benefício é concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quando o trabalhador precisa se afastar das atividades por mais de 15 dias por motivo de doença. Para obtê-lo, porém, é preciso passar por uma perícia médica. Podem receber o direito empregados CLT, autônomos, empreendedores, facultativos ou contribuintes individuais.