A importância de preservar a saúde mental foi tema de evento na manhã deste domingo (7), no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre. A Caminhada do Janeiro Branco reuniu cerca de 200 pessoas, incluindo autoridades e representantes de entidades ligadas à pauta, todos vestidos de branco. Nesta 3ª edição do evento, o tema foi “Saúde mental o ano todo”, para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de refletir sobre isso constantemente.
Os participantes repetiram em conjunto a frase durante a caminhada, que começou às 10h45min, partindo do Monumento ao Expedicionário rumo à Avenida Oswaldo Aranha. Antes da caminhada, as autoridades destacaram conquistas do último ano em termos de serviços na Capital para promover cuidados com a saúde mental.
Para a psicóloga e vereadora de Porto Alegre, Tanise Sabino (PRD), foi uma vitória a inauguração do Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa), em maio de 2023. A unidade de saúde é voltada ao atendimento de crianças de até 12 anos com autismo, com serviços de diagnóstico e tratamento, e atende por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ela também destacou a contratação de psicólogos, assistentes sociais e agentes de Educação Inclusiva para atuarem nas escolas da rede municipal. A caminhada foi promovida pela Frente Parlamentar de Saúde Mental, que é presidida por Tanise, com apoio do gabinete do deputado estadual Elizandro Sabino (PRD).
— Temos uma frente parlamentar de prevenção e temos tido protagonismo deste tema na cidade. Precisamos promover ações de prevenção. Ao discutir sobre isso, podemos salvar vidas — diz o deputado, que foi responsável pela criação da Lei 15.412/2019, que instituiu no Estado a campanha do Janeiro Branco.
O Janeiro Branco pretende promover ações de saúde mental, para ampliar o diálogo sobre questões como depressão, ansiedade e pânico, bem como desmistificar tabus associados ao tema. A campanha nacional foi criada em 2014 pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão. Em 2023, foi sancionada a Lei Federal 14.556/23 do Executivo, que instituiu oficialmente a campanha Janeiro Branco.
Prefeito de Porto Alegre e entidades marcaram presença
O prefeito Sebastião Melo (MDB) marcou presença no evento. Ele destacou o trabalho dos 15 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município e a importância de trazer o tema à pauta. — Quando a pessoa tem a saúde mental em dia, ela vai cuidar da alimentação, praticar esportes, preservar as relações sociais. Por isso é fundamental falar sobre isso o ano todo, esse foi o motivo do tema desta edição — afirmou.
Segundo o secretário da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, que também esteve presente, em 2024, a prefeitura pretende ampliar alguns Caps, para garantir mais serviços. — Queremos ampliar o atendimento de pessoas com deficiência e com autismo, vamos contratar mais profissionais para isso. Temos boas perspectivas para o ano — disse o secretário.
Também marcaram presença representantes de entidades e instituições importantes da classe médica, como o presidente do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Eduardo Trindade, o presidente da Associação Médica do RS (Amrigs), Gerson Junqueira Jr., o diretor-geral do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, Cincinato Fernandes, e o coordenador do Comitê Gestor do Certa, Alceu Gomes Filho.
A caminhada também contou com a participação de integrantes de grupos de autoajuda no tratamento da dependência química, como a banda Recupera Samba, o projeto Mais Família e o Núcleo de Apoio e Ressocialização Pessoal (Narep).