Grande parte do território brasileiro poderá acompanhar um eclipse solar anular, neste sábado (14). O fenômeno será parcial e poderá ser observado a olho nu, mas é importante visualizá-lo com segurança, utilizando equipamentos de proteção.
Óculos de sol normais não são recomendados como proteção para acompanhar o eclipse solar anular. Chapas de raio-x e vidros escuros também não são soluções.
Como ver o eclipse solar sem riscos?
O ideal é utilizar óculos com filtros adequados, do padrão ISO 12312-2. Este tipo de equipamento pode ser encontrado na internet. O filtro poliéster aluminizado e o filtro polímero preto também são alguns dos exemplos de materiais sugeridos para essa observação.
Segundo a oftalmologista do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Daniela Osorio Alves, é preciso ter bastante cuidado na hora de observar o evento astronômico.
— As radiações emitidas pelo Sol, principalmente as ultravioletas, são o grande risco. Como parte do Sol estará coberto, o brilho ficará menor, deixando o céu mais escuro, mas as radiações seguirão presentes. A diminuição do brilho, mas não da radiação, faz com que a nossa pupila não se contraia ao olhar para o Sol. Isso pode causar uma queimadura — explica.