A comunidade científica concentra esforços para entender como o estresse pode causar problemas como ansiedade, insônia e aumento da pressão arterial. Além do acompanhamento profissional, técnicas de relaxamento podem ajudar a reduzir a tensão muscular.
— Praticar técnicas de relaxamento, terapias comportamentais e cognitivas pode controlar estresse e elas se demonstram eficazes para prevenção de muitas doenças fatais como infarto — explica Juliessa Florian, fisioterapeuta e doutora em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
De maneira geral, a prática do relaxamento diário consiste em aprender a reduzir a tensão muscular realizando exercícios breves de baixa tensão associados a respiração controlada e concentração. A intenção é que os exercícios liberam no indivíduo a capacidade de identificar a tensão e eliminá-la.
A constância nos exercícios produz uma série de benefícios para a rotina, entre elas, a melhora do sistema imunológico, retardo do envelhecimento, aumento do autocontrole e auxílio na percepção dos músculos tensos. As técnicas ainda podem promover uma sensação geral de bem-estar e felicidade.
— Na fisioterapia nós trabalhamos muito com a prevenção e eu diria que são grandes sacadas. Quando falamos de prevenção, falamos do estresse físico, psicológico, dificuldade de concentração de estudantes ou no ambiente de trabalho. Àqueles que praticam esporte, não ter momento de relaxamento adequado facilita lesões musculares — diz Alexandre Marek, fisioterapeuta e coordenador do Curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo.
Técnicas de relaxamento
A primeira técnica ressaltada por profissionais é a meditação, que pode ser feita tanto em momentos particulares, no conforto de casa, ou em ambientes externos como parques e praças. O yoga também é bastante recomendado. Ele é indicado para ser realizado com ajuda de profissionais, mas aplicativos já ajudam a praticar as técnicas de forma individual.
Massagens terapêuticas também são indicadas. Elas promovem a sensação de calma e relaxam o corpo. A penúltima dica é a realização de atividades físicas, que melhoram a saúde no geral. Por fim, escutar músicas que induzam a calma pode ser uma opção para relaxar. Cada pessoa precisa descobrir o que lhe traz paz.
Porém, é necessário aplicar as técnicas corretamente. Profissionais da saúde como psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas e educadores físicos podem auxiliar na realização e frequência dos exercícios, pois a rotina individual e o nível de estresse de cada pessoa define quantas vezes na semana é necessário realizar as técnicas.
— Toda técnica de relaxamento deve ser realizada respeitando três fases: contrair e relaxar os músculos da cabeça aos pés realizando respirações controladas. Na segunda fase, repassar mentalmente cada uma das partes do corpo para relaxam. Na terceira, fazer aflorar pensamentos relaxantes.