O Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre, adotará medida inédita para dar vazão à fila de espera por cirurgias eletivas, isto é, aquelas que não são de urgência ou emergência. A instituição passará, a partir do próximo dia 12, a realizar os procedimentos também aos sábados.
Não há confirmação de por quantos finais de semana as cirurgias eletivas serão realizadas no intuito de reduzir a fila de espera. A intenção do diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Gilberto Barichello, no entanto, é de que a realização dos procedimentos agendados aos sábados se torne uma iniciativa permanente no hospital.
Até então, o Hospital Conceição fazia somente cirurgias emergenciais aos finais de semana. A novidade faz parte do Programa Nacional de Redução de Filas, que conta com recursos federais para o custeio dos mutirões.
A meta é que, dos 17,4 mil procedimentos previstos pelo Ministério do Saúde para o Rio Grande do Sul em 2023, 2.105 sejam feitos no Hospital Conceição até o final do ano. As cirurgias previstas para o próximo sábado (12) serão nas áreas de oftalmologia e ginecologia.
A equipe do Núcleo de Internação do GHC ligará para os pacientes a fim de agendar os exames pré-operatórios. A cirurgia é marcada em até 30 dias após o contato.
Programa Nacional de Redução de Filas
O Rio Grande do Sul aprovou a realização de 4,9 mil cirurgias eletivas no Plano Estadual de Redução das Filas. As intervenções são financiadas com os R$ 10,7 milhões recebidos do Ministério da Saúde (MS) em maio.
O Estado tem, ao todo, R$ 32,2 milhões assegurados pelo governo federal para que 17,4 mil procedimentos cirúrgicos sejam feitos em 2023. A fila das cirurgias eletivas estimada pelo governo federal no RS é de 108 mil, a terceira maior entre os Estados brasileiros.