O Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, localizado no bairro Santana, aguarda para esta semana o repasse de cerca de R$ 1,2 milhão da prefeitura da Capital. O valor, segundo a instituição, será destinado para colocar os salários dos servidores em dia. Na segunda-feira (10), foram quitados os valores de quem recebe até R$ 3,6 mil, segundo o Sindisaúde, que representa trabalhadores de diversas áreas do hospital.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirma o repasse extraordinário e diz que o valor se refere a uma chamada "produção excedente". Por enquanto, não há confirmação de interrupções na prestação de serviços do hospital. Conforme a gestão, 70% da folha já foi paga.
O Instituto de Cardiologia afirma ainda que usará verbas federais e o pagamento do IPE Saúde — valores que deverão chegar ao longo de julho — para o mesmo objetivo: o cumprimento da folha. Além disso, reconhece dificuldades financeiras e diz que "já está tomando medidas para se recuperar o saldo em caixa, como parcerias com governos, instituições privadas e o lançamento, em breve, de uma campanha de doações.