Porto Alegre tem 232 mil doses da vacina contra a gripe em estoque. A aplicação está liberada para todas as pessoas a partir de seis meses de idade desde 19 de maio, mas a baixa procura da população tem causado a sobra de doses. A prefeitura garante que continuará a aplicação até o fim do estoque, mas o fim do prazo de validade pode gerar desperdício.
De acordo com o secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, os imunizantes contra a gripe têm prazo de validade de um ano e os primeiros lotes começam a vencer em fevereiro de 2024.
— Podemos vacinar nestes próximos meses com segurança, sem termos desperdício de vacina por vencer sem ser aplicada — garante Ritter, que também não descarta a continuidade da imunização da gripe até mesmo durante o verão.
Das 717 mil doses recebidas pelo município, 485 mil foram aplicadas. A procura pelos grupos do público-alvo da vacina está abaixo da meta. O maior percentual de vacinados é o dos idosos: 60%. Já a vacinação dos demais grupos prioritários fica abaixo dos 40% até o momento. Apenas 35% das crianças porto-alegrenses, por exemplo, receberam a vacina.
A campanha de imunização começou em 10 de abril. Após a liberação para todos os públicos, em maio, 178 mil pessoas fora dos grupos prioritários receberam a dose. Os dados estão disponíveis na plataforma Localiza SUS, do governo federal.
— Tivemos uma melhora importante na procura nos últimos 60 dias. Coloquei isso como uma prioridade. Estávamos com uma sobrecarga nas nossas emergências e percebíamos que as famílias e as pessoas não estavam fazendo a procura da vacina como a gente gostaria. Aumentamos a divulgação nas mídias, nos meios de comunicação, nas redes sociais e fomos atrás dos acamados, das crianças e estimulamos que os idosos fossem buscar a vacina — afirma Ritter.
Além das 132 unidades de saúde, que vacinam diariamente, a prefeitura também aposta em ações de busca ativa, como o Rolê da Vacina com imunização dentro das escolas, para ampliar o percentual de pessoas vacinadas.
Números da vacina na Capital
- Doses recebidas - 717.024
- Doses aplicadas – 484.758
- Público prioritário vacinado – 50,56%
Cobertura vacinal da gripe por grupo prioritário
- Idosos – 60,21%
- Gestantes – 39,75%
- Crianças – 35,09%
- Povos indígenas – 21,76%
- Puérperas – 23,54%
- Trabalhadores da saúde – 37,87%
- Professores – 36,98%