A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da venda, distribuição, fabricação e utilização de um lote de sal da marca Carrefour. As informações são de O Globo.
Segundo a agência, o lote 22992 não tem teor satisfatório de iodo para o consumo. A decisão é baseada em laudo de análise do Instituto Adolfo Lutz - o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Estado de São Paulo.
A resolução nº 604/2022 indica que todo o produto do tipo no Brasil a ter um teor mínimo de 15 mg de iodo por kg de sal, e máximo de 45mg/kg.
Em nota, a Carrefour informou que realiza análises recorrentes de todos os produtos da marca própria e que o lote citado, durante inspeção em maio deste ano, não havia apresentado um teor inadequado de iodo. "Na ocasião, as amostras analisadas estavam dentro dos parâmetros estabelecidos pela Anvisa", afirmou.
"Reforçamos que solicitamos imediatamente a retirada do produto do lote 22992 em todas as lojas que o mesmo encontra-se disponível e que estamos em contato com o fornecedor para apurar o fato".
O uso do iodo previne o bócio, provocado pela deficiência do nutriente na tireóide. Sua falta no organismo dificulta o desenvolvimento físico e intelectual das crianças.
Quem já comprou o produto e identificou o lote deve entrar em contato com a marca Carrefour. A empresa é a responsável por recolher o item impróprio para consumo.