Como parte da campanha Maio Vermelho, os atendimentos odontológicos realizados nas unidades de saúde de Porto Alegre nesta quarta-feira (31) dedicaram especial atenção aos exames preventivos de câncer de boca. Com orientação aos pacientes, a ação também marcou duas datas celebradas em 31 de maio: o Dia de Luta Contra o Câncer Bucal e o Dia Mundial sem Tabaco, principal fator de risco para o câncer de boca.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ao longo de maio, as equipes intensificaram a avaliação dos pacientes para identificar alterações que possam estar relacionadas ao problema. Quem não pôde aproveitar o serviço nesta quarta poderá ser examinado em qualquer dia nos postos de saúde.
Porto Alegre conta com 195 equipes de saúde bucal, todas formadas por um dentista e um auxiliar, distribuídas em 103 unidades de saúde. Do total, 16 funcionam até as 22h. Além disso, é possível buscar atendimento em seis centros de especialidades odontológicas: da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bom Jesus, Iapi, Santa Marta, Vila dos Comerciários e o vinculado ao Grupo Hospitalar Conceição.
O câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios e outras partes da boca, como língua, gengivas, bochechas e céu da boca. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em Porto Alegre são registrados cerca de cem novos casos a cada ano.
Conforme a SMS, quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura. Entre os cuidados preventivos contra o câncer de boca estão não fumar, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e usar proteção quando houver exposição solar.
Também é importante atentar a feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, o que pode caracterizar estágio inicial da doença. Nesses casos, a orientação é procurar a unidade de saúde de referência, de segunda a sexta-feira, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer a avaliação e o diagnóstico das lesões.