Após a recomendação divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Ministério da Saúde de vacinar todas as pessoas contra a gripe a partir de seis meses, a prefeitura de Porto Alegre confirmou que ampliará a imunização para a população em geral a partir da segunda-feira (15). Para evitar aglomerações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a aplicação da vacina será de forma escalonada, começando pelo público a partir dos 50 anos no dia 15.
No restante da semana, haverá uma redução de 10 anos de idade por dia até a liberação para todas as pessoas a partir dos seis meses na sexta-feira (19). Assim a aplicação da vacina ocorrerá da seguinte forma:
Segunda-feira (15) - pessoas com 50 anos ou mais
Terça-feira (16) - Pessoas com 40 anos ou mais
Quarta-feira (17) - Pessoas com 30 anos ou mais
Quinta-feira (18) - Pessoas com 20 anos ou mais
Sexta-feira (19) - Todas as pessoas a partir de seis meses de idade
A SMS destaca ainda que grupos prioritários seguem sendo imunizados normalmente. Até esta sexta-feira, de acordo com o órgão, foram administradas em Porto Alegre 190.954 doses da vacina contra gripe, correspondendo a uma cobertura de 26,6% da meta estabelecida. A vacina oferecida é a trivalente e estará disponível em todas as unidades de saúde da Capital.
Não existe intervalo entre a vacina contra a covid-19 e a aplicada contra a gripe, podendo ser feitas no mesmo dia. Caso a pessoa esteja com sintomas sugestivos de covid-19, a orientação é procurar uma unidade para fazer o teste e adiar a vacinação contra a gripe até a recuperação. Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para que possam se vacinar.