O influenciador digital norte-americano Mr. Broken Bonez (Senhor Ossos Quebrados, na tradução para o português) viralizou nas redes sociais ao compartilhar o resultado de cirurgias que permitiram que ele "crescesse" 17 centímetros. A técnica, que consiste na quebra dos ossos da perna, é considerada arriscada, sendo indicada para casos de correção dos membros inferiores e não para fins estéticos, como no caso do americano.
Em suas publicações mais recentes no TikTok e no Instagram, o influencer compara sua altura, que era de 1,65m , com a que conquistou após as cirurgias — 1,82m. "Tive a oportunidade de ver meus sonhos se tornarem realidade", escreveu na legenda de um post.
Para chegar ao objetivo, o norte-americano realizou, no período de seis meses, duas cirurgias para alongar o fêmur e a tíbia. A técnica consiste em quebrar esses ossos e, com a ajuda de uma armação metálica, as duas metades de cada osso são gradativamente afastadas para que ocorra a cicatrização com esse novo tamanho mais alongado.
Ao veículo britânico LADbibble, o influencer admitiu que os procedimentos são muito dolorosos.
— Todos os dias você gira a chave da haste de metal fora de sua perna, o que aciona a haste interna para alongar lentamente os ossos e os músculos todos os dias. Depois de atingir a altura desejada, o dispositivo de metal externo é removido, e a haste interna permanece intacta até que o osso volte a crescer, então eles (os cirurgiões) a removem — detalhou ao grupo de comunicação britânico.
Em sua última publicação, o influencer postou um vídeo que mostra o processo para alongamento das pernas. O conteúdo viralizou e conta com 5 milhões de visualizações no TikTok.
Tratamento e resultado
Além das cirurgias, o norte-americano teve que realizar sessões de fisioterapia e reforço muscular para que seu corpo se adaptasse às mudanças.
Ele revelou ao LADbibble que se submeteu aos procedimentos porque queria se reinventar e para que não precisasse mais ouvir das pessoas que era um homem baixo, título que carregou durante boa parte de sua vida.
Mr. Broken Bonez também contou ao grupo de comunicação britânico que no início chegou a duvidar que pudesse alcançar seu objetivo. Agora, ele alega que está "mais feliz do que nunca" com os resultados.
O que dizem os médicos
As cirurgias realizadas pelo influenciador são indicadas, geralmente, em casos de necessidade de correção por discrepâncias no tamanho dos membros inferiores, provocadas por doenças congênitas ou traumas. Todavia, algumas pessoas, como o Mr. Broken Bonez, fazem por questões estéticas, sendo um dos únicos modos de crescer, na fase adulta.
Como a técnica envolve a quebra de ossos e a inserção de um objeto metálico, ela é considerada delicada. As complicações incluem embolia pulmonar, lesões vasculares, neurológicas e funcionais — como limitação ou perda de mobilidade — e problemas de regeneração óssea. Além disso, caso os procedimentos não sejam bem realizados, pode haver deformação nos membros inferiores e diferença no comprimento das pernas.
Devido à complexidade da cirurgia e ao uso das hastes metálicos, ela tem um custo elevado. Cada fixador custa cerca de R$ 40 mil. Além disso, incluindo o pagamento da equipe médica, da internação, dos medicamentos e da fisioterapia que precisa ser realizada logo após o procedimento, o valor chega a R$ 100 mil.
No caso do Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) só cobre o custo do procedimento nos casos em que ele é realmente necessário e não por questões estéticas.