O Hospital Universitário de Canoas, na Região Metropolitana, vai retomar as cirurgias eletivas até o próximo dia 20. O anúncio foi feito pelo prefeito Jairo Jorge, na tarde desta quinta-feira (11), durante reunião com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, em Porto Alegre. A informação foi divulgada pelo governo do Estado.
De acordo com Arita Bergmann, a reunião, na Secretaria Estadual da Saúde (SES), em Porto Alegre, serviu para que o Estado analisasse como poderia ajudar.
— É uma pauta que nos preocupa, porque a assistência à saúde em Canoas abrange atendimentos para além do próprio município — comentou a secretária.
Os procedimentos eletivos, isto é, aqueles realizados com marcação prévia, estão suspensos desde 27 de abril em Canoas e, na última terça-feira (9), a medida foi prorrogada por mais 10 dias. O motivo da interrupção é a falta de insumos para a realização de cirurgias. A prefeitura tem atrasado repasses financeiros ao hospital. A dívida com o Hospital Universitário é de R$ 18 milhões.
Jairo Jorge afastou a possibilidade de suspensão permanente nos atendimentos do hospital porque, segundo ele, a prefeitura já recebeu R$ 3,8 milhões entre recursos federais e do convênio do governo do Estado e do Tribunal de Justiça para a redução de filas por tratamento e cirurgias em oncologia. Ainda conforme o prefeito, as dificuldades financeiras de Canoas se devem, entre outros motivos, à queda de arrecadação decorrente do corte nas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em 2022.