Após passar por cirurgia no tendão subescapular que estava rompido e o supra espinhal que estava lesionado do ombro esquerdo, em novembro do ano passado, a brasileira Ana Marcela Cunha voltou a competir nesta segunda-feira (8) na etapa de abertura da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, em Soma Bay, no Egito.
Campeã olímpica da prova, a baiana conquistou a medalha de bronze ao terminar com o tempo de 2h04min11seg. A alemã Leonie Beck foi a campeã, seguida por Sharon Van Rouwendaal. A gaúcha Viviane Jungblut (Grêmio Náutico União) terminou na quinta colocação com o tempo de 2h04min12s60.
— Hoje o mais importante não era o pódio, mas toda vez eu nado pra ganhar. Pra mim foi importante essa prova, eu passei três meses sem nadar e isso me deu muita confiança e que estamos bem. Temos muito o que trabalhar até o Campeonato Mundial — disse a hexacampeã do Circuito.
A competição é uma preparação das atletas brasileiras, já classificadas, para o Mundial de Fukuoka, no Japão, onde serão disputadas as primeiras vagas olímpicas da modalidade para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
— Foi uma prova difícil, voltando após quase seis meses da última prova. As meninas estavam muito bem preparadas. Este ano nós não temos como objetivo a Copa do Mundo, mas, sim, o campeonato mundial, por ser seletiva olímpica — complementou a nadadora de 31 anos.
No masculino, dois brasileiros participaram da prova. Matheus Melecchi, 17 anos, terminou na 18ª colocação (1h57min18seg60) e Bernardo Gavioli, de 18, na 28ª colocação (2h06min07seg).
O campeão foi o alemão Florian Wellbrock, com 1h52min53seg20. Ele foi seguido pelos franceses Marc-Antoine Olivier (1h52min53seg30, prata, Logan Fontaine (1h52min55seg), bronze.
As próximas etapas acontecerão no Golfo Aranci, na Sardenha, Itália, e em Setúbal, Portugal, nos dias 20, 21 e 27 e 28 de maio, respectivamente.