As emergências e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) operam acima da capacidade em Porto Alegre há semanas. Neste domingo (21), pelo menos seis hospitais e quatro UPAs com emergência adulto da Capital registram superlotação.
Entre os hospitais, as situações mais complicadas são encontradas na Santa Casa e no Hospital de Clínicas, que atendem mais do que o dobro de pacientes em relação às capacidades das instituições (255% e 235% da capacidade, respectivamente). Já a UPA da Bom Jesus, que tem sete leitos, está com 33 pacientes em observação e/ou internados e três aguardando atendimento — ou seja, uma lotação de 471,43%.
Também estão acima da lotação máxima o Hospital Conceição, o Instituto de Cardiologia, o Hospital São Lucas da PUCRS, o Hospital Vila Nova, os pronto atendimentos Lomba do Pinheiro e Cruzeiro do Sul, e a UPA Moacyr Scliar.
Na área pediátrica, as emergências do Hospital de Clínicas, Hospital Santo Antônio, Hospital de Clínicas e Presidente Vargas operam acima da capacidade.
A orientação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é para que a população procure as emergências apenas em casos de maior gravidade. Em conversa com a reportagem de GZH, Fernando Ritter, secretário de Saúde de Porto Alegre, reforçou ainda que a cobertura vacinal na Capital está "muito baixa", principalmente entre idosos e crianças, o que tem favorecido a maior procura pelas emergências.
— Se apresentar sintomas, procure primeiro as unidades básicas de saúde. Em emergência, primeiramente se classifica o risco e, se é menos grave, vai demorar mais, e as pessoas acabam demorando mais para serem atendidas — indica.
Neste final de semana, a prefeitura de Porto Alegre iniciou as primeiras ações da Operação Inverno na área da saúde, que serão realizadas pelos próximos três meses. Cinco unidades de saúde começarão a abrir sábado e domingo, das 10h às 19h. Manter os postos em funcionamento busca desafogar as emergências lotadas.
Neste sábado (20), primeiro dia da operação, as unidades de saúde abertas atenderam 318 pessoas com sintomas respiratórios leves. No total, foram prestados 237 atendimentos médicos e 188 atendimentos pelas equipes de enfermagem. Também foram realizados 103 testes rápidos para covid-19, aplicadas 927 doses de vacinas e feitos procedimentos como curativos e testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Sobre a continuidade da iniciativa, Fernando explica que, para os próximos finais de semana, serão levantados dados sobre a procura registrada em cada local.
— Vamos estudar de onde as pessoas estão vindo nas emergências. Se tiver muita gente do bairro Sarandi, por exemplo, vamos abrir unidades de saúde próximas desse local para facilitar. Algumas podem ficar permanentes e outras sendo alternadas, vamos ir avaliando as rotas de circulação e as necessidades.
Os postos abertos neste final de semana são:
- Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410 - Bairro Bom Jesus)
- José Mauro Ceratti Lopes (Estrada João Antônio da Silveira, 3330 – Bairro Restinga)
- Moab Caldas (Avenida Moab Caldas, 400 - Bairro Santa Tereza)
- Santa Marta (Rua Capitão Montanha, 27 - Bairro Centro Histórico)
- São Carlos (Avenida Bento Gonçalves, 6670 - Bairro Partenon)