Pelo menos sete prefeituras da Região Metropolitana enfrentam falta de vacinas ou baixo estoque de imunizantes em postos de saúde. Entre as cidades consultadas pela reportagem, Novo Hamburgo e Gravataí enfrentam as situações mais preocupantes: na primeira, havia nesta sexta-feira (10) registro de baixo estoque de 12 tipos de vacina, mas, durante a tarde, o município recebeu reposição de doses. Já em Gravataí, são nove imunizantes em falta (confira a lista completa abaixo). A Secretaria Estadual da Saúde (SES) afirma, porém, que "não há falta de vacinas no Rio Grande do Sul".
Em Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Esteio, Cachoeirinha e Viamão, as secretarias também já fizeram solicitações ao Estado e aguardam a entrega das remessas. Já a prefeitura da Capital alega que não há registro de falta de imunizantes.
Em Novo Hamburgo, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que foi necessário fazer um reforço no pedido de reposição extra de vacinas. A redução nos estoques ocorreu por conta do aumento da demanda por parte da população.
A pasta confirmou que recebeu uma sinalização da Secretaria Estadual da Saúde (SES) de que seria realizada nesta sexta-feira (10) a entrega de doses extras. Durante a tarde, a prefeitura confirmou a chegada dos imunizantes e o estoque foi normalizado. Assim, as doses ficam disponíveis a partir da segunda-feira (13).
Já em Gravataí, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não sabe quando receberá as doses extras. A pasta afirma que foram feitos dois pedidos de reposição.
Por meio de nota, a SES afirmou que não há falta de vacinas no Rio Grande do Sul. A pasta relata, ainda, que todos os municípios gaúchos têm uma data de rotina para entrega de vacinas e que, caso ocorra falta de imunizantes, as cidades podem encaminhar um pedido extra.
A pasta informou que foi realizada uma reunião na manhã desta sexta-feira e, neste encontro, foi definida a antecipação da entrega de rotina das vacinas. Assim, a reposição prevista para o dia 16 de março irá ocorrer no dia 14 de março.
Sobre o caso específico de Novo Hamburgo, a SES afirma que não havia recebido pedido extra de vacinas. Quanto ao pedido extra de Gravataí, a secretaria informou que já comunicou a prefeitura que as doses estão disponíveis para retirada. O pedido extra de Cachoeirinha também já foi atendido, segundo a SES.
Confira a situação de cada município
Novo Hamburgo
A Secretaria Municipal de Saúde enfrentava baixos estoques de 12 tipos de vacina. No entanto, na tarde desta sexta-feira (10), o quantitativo foi normalizado com a entrega da reposição extra dos imunizantes por parte da Secretaria Estadual da Saúde.
Gravataí
Conforme o município, ainda não há uma previsão de quando será realizada a entrega do pedido de reposição. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que há falta das seguintes vacinas:
- VOP (prevenção poliomielite)
- Hepatite B
- DT (difteria e tétano)
- Varicela (catapora)
- Meningo C
- Triviral (contra o sarampo, caxumba e rubéola)
- VIP (contra poliomielite)
- Rotavírus
- Pentavalente
Sapucaia do Sul
Conforme a prefeitura, há registro de falta de sete vacinas. A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é de que o reabastecimento ocorra no próximo dia 16. Os imunizantes em falta são:
- VIP (contra poliomielite)
- Hepatite A
- Meningo C
- Febre amarela
- Tríplice viral
- DTPA (difteria, tétano e coqueluche)
- DTP (difteria, tétano, coqueluche e infecções graves pelo Haemophilus influenzae tipo b)
São Leopoldo
A prefeitura confirma que houve registro de falta das vacinas DTP e Meningo C. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que recebe ainda nesta sexta-feira reposição por parte da SES e na segunda-feira (13) irá reabastecer as unidades de saúde Padre Orestes, Vicentina, Campina, Rio Branco e Materno.
Além disso, a secretaria informou que espera ter o estoque pleno em todas as unidades no dia 20 de março, conforme previsão repassada pela 1ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Esteio
O município registra falta das vacinas BTG, DTP e Meningo C. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, há previsão de reabastecimento depois do dia 17 de março.
Viamão
Há registro de falta dos imunizantes DTP, VOP e Meningo C. A prefeitura espera a chegada da reposição no dia 16 de março. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a comunidade está sendo orientada a voltar ao posto de saúde em alguns dias.
Cachoeirinha
A Secretaria Municipal de Saúde registra falta dos imunizantes Meningo C e DTP infantil. Conforme a pasta, a solicitação de reposição já foi feita pelo setor de imunizações, o que deve ocorrer na semana que vem.
Porto Alegre
A Secretaria Municipal de Saúde informou que não há registro de falta de imunizantes. Eventualmente, a pasta registra o término do estoque em alguma unidade de saúde, mas é feito o remanejamento das doses.
GZH entrou em contato com as prefeituras de Canoas e Eldorado do Sul e aguarda retorno.