Pelo segundo dia consecutivo a emergência adulta do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) está superlotada e mantém a restrição máxima de atendimento. Com isso, apenas pacientes com risco de vida são atendidos nesta quarta-feira (1º).
O número de pacientes acolhidos no setor diminuiu, na comparação com o registrado na terça-feira (28), mas ainda está acima dos 97 considerados o limite pelo hospital. Às 18h30min, 105 pessoas ocupavam a emergência, espaço para 56 leitos.
Na terça, o Clínicas chegou a contabilizar 145 pacientes e, com isso, emitiu uma nota afirmando estar com “todos os recursos materiais e humanos disponíveis em seu limite”.
Com a manutenção da restrição máxima, quem não estiver em perigo iminente de morrer sem atendimento tem seu acesso negado. A recomendação é de que, nos casos menos urgentes, a população busque unidades básicas de saúde. Já nas situações de maior gravidade, é indicado seguir para outras emergências hospitalares da Capital.
A superlotação é registrada, até o momento, somente no atendimento emergencial de adultos. A emergência pediátrica opera em situação normal, sem restrição de acesso. Às 18h30min, 15 pacientes tinham registro de internação, quando a capacidade limite é de 23 crianças.