Elisabetha Grätsch Boness, 92 anos, fez questão de se vacinar contra a covid-19 no primeiro dia do Movimento Nacional pela Vacinação, nesta segunda-feira (27). Acompanhada de Lilian Boness, 63 anos, uma das cinco filhas, chegou ao Shopping João Pessoa, em Porto Alegre, perto das 9h30min.
A procura é grande no local, um dos 37 endereços que disponibilizam a vacina bivalente contra a covid-19 para idosos a partir de 90 anos, a faixa etária contemplada nesta segunda. Em meia hora de funcionamento, cerca de 20 nonagenários foram imunizados.
Sempre atenta ao noticiário, Elisabetha, cardiopata e hipertensa, estava ansiosa pela data que lhe permitiria receber a quinta dose de imunizante que protege contra agravamento da infecção pelo coronavírus, internação e morte. Cumpre com igual atenção a rotina com as demais vacinas e os medicamentos.
— A mãe é muito boa de cabeça — elogia Lilian.
Acostumada a despertar ainda de madrugada para assistir TV, Elisabetha combinou com a filha:
— Vamos cedo!
Já na unidade de saúde IAPI, foram 30 vacinados entre 8h e 11h desta segunda-feira.
Juracy Braz Simões, 95 anos, fez uma expressão de dor com a agulhada, mas depois confidenciou que era "fita".
— Cumprida a minha missão. E a tua também — disse ela à vacinadora.
Podem se vacinar idosos que já tenham completado o esquema primário de uma ou duas doses e também aqueles que já receberam os reforços das vacinas monovalentes, que vinham sendo sendo utilizadas até agora.
Nesta terça-feira (28), a Capital amplia a faixa etária para pessoas a partir de 85 anos e, na quarta-feira (1), a partir de 80 anos.