Idosos com mais de 90 anos podem receber a vacina bivalente contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (27), em Porto Alegre. Até agora, o imunizante foi disponibilizado somente para idosos e profissionais de saúde de Instituições de Longa Permanência (ILPI). A aplicação será feita em 36 postos de saúde da Capital. Eram 37, mas no Santa Cecília (próximo ao bairro do mesmo nome) não será mais realizada a vacinação porque o Hospital de Clínicas, que gerencia essa unidade, utilizará o local para outras atividades. Além dos postos, a vacina será oferecida também no Shopping João Pessoa, totalizando 37 pontos de vacinação.
A vacina bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, protegendo contra as duas maiores variações da Ômicron, que registraram o maior número de casos na última grande onda. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é aplicar 53.256 doses nos próximos dias. Depois, será a vez de quilombolas, indígenas e pessoas com comorbidades, até ser retomada para o público na faixa dos 70 anos ou mais.
A orientação é que pessoas que não se vacinaram ou que estão com o esquema vacinal para sua faixa etária incompleto devem completá-lo com as vacinas monovalentes, antes de tomar a bivalente.
Confira os locais de aplicação da vacina:
Atendimento até 21h: unidades de saúde Assis Brasil, Campo da Tuca, IAPI, Clínica da Família Álvaro Difini, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Belém Novo, Tristeza, São Carlos, Santa Marta, Modelo (a partir das 16h), Ramos, Morro Santana e Chácara da Fumaça.
Atendimento até as 17h: Panorama, Camaquã, Campo Novo, Nonoai, Moradas da Hípica, Glória, Nossa Sra. de Belém, Ipanema, Restinga, Lomba do Pinheiro, Sarandi, Ilha dos Marinheiros, Mato Sampaio, Parque dos Maias, Nossa Sra. Aparecida, Costa e Silva, Rubem Berta, Jardim Itu, Nova Brasília e Vila Ipiranga, além da Moab Caldas (até 19 horas) e Shopping João Pessoa (até 16 horas).
Cronograma em Porto Alegre
- Segunda-feira, 27 — 90 anos ou mais
- Terça-feira, 28 — 85 anos ou mais
- Quarta-feira, 1º — 80 anos ou mais
Vacinação no Estado e no país
O calendário de imunização com a bivalente começa em todo o país nesta segunda-feira (27) e cada município define suas prioridades. No Rio Grande do Sul já foram distribuídas 354 mil doses para 18 coordenadorias regionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Está prevista chegada de nova remessa dia 1º. Algumas prefeituras optam por começar por idosos internados em instituições de longa permanência. Outras, que não têm tantos moradores nestas condições, já vacinarão pessoas acima dos 70 anos. Tudo depende da disponibilidade de estoque.
A recomendação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é de restringir a aplicação de doses da vacina bivalente em um ou, no máximo, dois postos de saúde por município. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses, mas a recomendação é que terminem o ciclo, antes da bivalente.