A primeira vacina desenvolvida para aplicação em pessoas que nunca tiveram contato com vírus da dengue já está disponível a partir de um estudo com previsão de início no próximo dia 27 de fevereiro em Passo Fundo. O cadastro de voluntários já está aberto e a responsabilidade pela condução do estudo é do Instituto Méderi de Pesquisa e Saúde. Ele irá avaliar a eficácia de imunização da vacina.
O estudo será realizado com 1240 pacientes em todo o Brasil, destes em torno de 100 passo-fundenses. Os voluntários do estudo serão divididos entre dois grupos: um receberá a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan; o outro, a do Laboratório Merck. Nenhum paciente receberá placebo, ou seja, uma dose sem imunizante.
As vacinas, em dose única, têm potencial de imunizar contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O estudo está previsto para iniciar na segunda quinzena de fevereiro e será conduzido por vários centros de pesquisa do Brasil. O médico Julio Stobbe é o responsável por conduzir o estudo em Passo Fundo, ele integra o Instituto Méderi.
Antes de receber a vacina será feito um teste rápido nos voluntários, pois podem não saber que tiveram dengue. Para se voluntariar é preciso ter boa saúde e ter entre 18 e 50 anos.
Notificações
O mês de janeiro encerrou com três notificações de dengue em Passo Fundo. Mesmo com os números baixos se comparados com cidades como Rondinha, que registrou quatro óbitos em 2022, os cuidados devem ser mantidos, especialmente em períodos de muito calor. No ano passado, foram registrados 22 casos importados e 16 autóctones, quando a doença é contraída dentro do próprio município.
Atualmente, 29 agentes de endemias atuam no combate ao mosquito e alertando a comunidade sobre os cuidados para evitar a proliferação, numa média de 25 visitas diárias. No ano passado foram mais de 60 mil visitas a residências.
A coordenadora da Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Marisa Zanatta, lembra que os cuidados devem ser mantidos, especialmente a partir de abril, quando as chuvas se intensificam e o calor segue no Estado.
No Rio Grande do Sul já são 1040 notificações, 146 casos confirmados e 7 internações por dengue desde o começo de 2023.
Como se cadastrar
Para se candidatar a voluntário no estudo, entre em contato pelo whatsapp: (54) 3581-1831 ou através do telefone (54) 98432-7885.
Como prevenir a dengue:
Caixas d´água vedadas
Calhas totalmente limpas
Galões, tonéis, poços e tambores em lugares cobertos
Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo
Ralos limpos e com tela
Bandejas de geladeira sem água