O Ministério da Saúde vai interromper a divulgação diária dos dados sobre covid-19 no Brasil a partir de março. O lançamento passará a ser semanal. O boletim traz, além do número de casos, dados sobre vacinação e óbitos. A nova proposta passa a vigorar no dia 7 de março, uma terça-feira.
A pasta alega que a divulgação é importante para que um cenário mais real da situação da covid, já que atualmente apenas nove Estados atualizam os dados diariamente, 18 Estados, entre eles o Rio Grande do Sul, não fazem atualizações aos finais de semana e outros três só atualizam as informações uma vez por semana.
Entre as justificativas do Ministério da Saúde, estão a de que é necessário avaliar casos e óbitos por data de início de sintomas, que os dados não permitem análise epidemiológica e o controle por sexo e faixa etária, por exemplo, além da flutuação dos dados, já que nas terças e quartas sempre há mais registros, o que impacta a compreensão dos números.
A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (16) por Eder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, e foi acordada junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul garantiu que a divulgação regional seguirá o atual padrão, com boletim diário de segunda a sexta-feira, sem relatórios novos nos sábados e domingo.