Após ficar mais de 10 dias atendendo apenas casos graves, a emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona norte de Porte Alegre, teve o atendimento normalizado na manhã desta segunda-feira (6). A restrição, que começou no dia 26 de janeiro, se deu em virtude do serviço de limpeza dos dutos de ar-condicionado e não tem relação com o princípio de incêndio da última quinta-feira (2).
Todos os pacientes transferidos após princípio de incêndio, que ocorreu em uma área ao lado do setor de emergência, já retornaram à instituição. Em função do sinistro, parte do prédio foi evacuado e pacientes foram transferidos para outras instituições de saúde. O incêndio teve início em um painel elétrico e o Instituto Geral de Perícias (IGP) apura as causas da ocorrência. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a direção do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), todos os pacientes transferidos já retornaram para a casa de saúde ou receberam alta. Ao todo, 29 pessoas foram encaminhadas para atendimento nos hospitais Cristo Redentor e Vila Nova, ambos em Porto Alegre.
No último sábado (4) as cirurgias eletivas de pacientes com câncer e aquelas classificadas como urgências foram retomadas. A direção do Grupo Hospitalar avalia a retomada das demais eletivas, que deve ocorrer ainda esta semana. O ambulatório já funciona normalmente.