Um princípio de incêndio atingiu uma área ao lado da emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição, na Avenida Francisco Trein, zona norte de Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (2). Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido, mas parte do prédio precisou ser evacuada.
Ainda conforme os bombeiros, a situação está sob controle, contudo, havia muita fumaça no local. O fogo teria começado no painel elétrico de um ar-condicionado.
A ocorrência teve início pouco antes das 9h. Trabalhadores do hospital tiveram que evacuar alas e aguardar na calçada — inclusive pacientes em macas foram retirados do edifício. Uma pessoa passou mal e recebeu atendimento em ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Três caminhões dos bombeiros e uma viatura foram ao local. A Brigada Militar também acompanha a ocorrência. A avenida está bloqueada ao trânsito.
— Foi um princípio de incêndio na caixa de luz. Usamos extintores de incêndio e aguardamos a guarda do hospital para liberar o acesso — contou o capitão Fábio Anziliero, do Corpo de Bombeiros.
Alguns pacientes precisaram ser transferidos para os hospital Cristo Redentor e Vila Nova.
— Eu vi muita gente escapando da fumaça. Eu estava muito ansiada, mas consegui sair. Saí correndo — lembrou Ereni Carvalho Gomes dos Santos, que estava internada no Conceição, em entrevista à Rádio Gaúcha.
As visitas dos acompanhantes previstas para as 12h30min foram suspensas. A orientação é para que as pessoas liguem para a instituição antes de se dirigir ao local.
Por volta das 10h45min, a direção do Grupo Hospital Conceição divulgou nota sobre a ocorrência desta quinta-feira. Leia a íntegra:
"O Grupo Hospitalar Conceição informa que no início da manhã desta quinta-feira, 2 de fevereiro, houve um princípio de incêndio numa sala de quadros elétricos do Hospital Conceição, causando grande liberação de fumaça, o que gerou a necessidade de evacuação de duas enfermarias e do setor de Emergência, alguns pacientes foram realocados no Hospital Cristo Redentor. A situação foi controlada pela Brigada de Incêndio do hospital com o auxílio do Corpo de Bombeiros. Durante o dia, o hospital deve voltar à normalidade. Foram também evacuados os pacientes da UTI do Hospital Criança Conceição (HCC), que foram realocados na Emergência, por consequência, a Emergência do HCC está momentaneamente fechada."