O Ambulatório Central da Universidade de Passo Fundo inaugurou mais um serviço especializado. A partir desta terça-feira (14), adolescentes de 10 a 18 anos podem receber atendimento para saúde mental de forma gratuita. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, ao lado da emergência do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).
Os pacientes que procurarem atendimento no ambulatório terão consultas com estudantes de medicina que estão concluindo o curso. São alunos de sétimo e oitavo semestres que desempenham as atividades.
O médico pediatra, professor de Medicina da Universidade de Passo Fundo e coordenador do programa, Marcos Dalla Lana, observa que a saúde mental dos adolescentes foi especialmente afetada nos últimos anos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que durante a pandemia os casos de ansiedade e depressão aumentaram em 25% em todo o mundo. Diante deste cenário, o médico conta por que foi criado o serviço:
— A ideia é evitar que chegue a extremos. A gente quer o bem estar desses jovens. Garantir que eles tenham uma entrada adequada na vida adulta — ressalta o coordenador.
No futuro, a ideia é que o atendimento no local passe a ser realizado por uma equipe multidisciplinar com psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
Agendamento
Para ser atendido no ambulatório, é necessário fazer um agendamento junto à Secretaria de Saúde de Passo Fundo, através do telefone (54) 3316-8560. Os pacientes também podem ser encaminhados pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF). O funcionamento do espaço é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h, no Hospital São Vicente de Paulo.