A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Rio Branco de Canoas, na Região Metropolitana, será reaberta ao público nesta segunda-feira (19), a partir das 8h. A unidade estava interditada desde o último dia 12, quando um raio destruiu a caixa d’água do prédio. Não houve feridos e os pacientes foram realocados para outras unidades de saúde do município.
— Nossa previsão inicial era de reabrirmos esta UPA em até 10 dias, mas, graças ao esforço e ao trabalho diário de nossas equipes, a unidade vai voltar a funcionar em menos de uma semana após o incidente — disse o secretário de Saúde de Canoas, Aristeu Ismailow.
Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta a população do bairro Rio Branco a procurar atendimento médico nas UPAs Boqueirão e Caçapava e no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). A UPA Rio Branco realiza uma média de 248 atendimentos por dia somando consultas clínicas e atendimentos pediátricos.
Atendimento Pediátrico
Os atendimentos pediátricos que eram realizados na UPA Rio Branco são feitos na UPA Caçapava e UPA Boqueirão. Por sua vez, o Hospital Universitário (HU) funciona como retaguarda pediátrica. O serviço conta com 15 leitos mais uma vaga para isolamento, que são exclusivos para usuários encaminhados pelas UPAs de Canoas.
Endereços:
- UPA Boqueirão (Avenida Boqueirão, 2900 – bairro Estância Velha)
- UPA Caçapava (Rua Caçapava, 201 – bairro Mathias Velho)
- Hospital Universitário (Avenida Farroupilha, 8001 – bairro São José)
- Hospital Nossa Senhora das Graças (Avenida Santos Ferreira, 1864 – bairro Marechal Rondon).