Correção: o Hospital São Lucas da PUC não é referência para emergência pediátrica na Capital como publicado entre as 17h30min de 29 de dezembro e as 9h49min de 30 de dezembro. O texto já foi corrigido.
A emergência pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre estará com restrição máxima a partir da próxima segunda-feira (2). O retorno ao atendimento normal está marcado para o dia 9 de janeiro, às 7h.
A orientação é de que a população procure outros serviços da rede de saúde (veja abaixo). Durante o período de restrição, serão recebidos apenas pacientes graves ou encaminhados via Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (Samu).
A pausa ocorre em função da limpeza nos dutos de ar-condicionado do hospital e, conforme a instituição, esta é uma exigência legal para garantir a segurança de pacientes e profissionais. No último dia 19, o Hospital de Clínicas já havia anunciado a restrição máxima da emergência adulta, para a limpeza do sistema de ar-condicionado e para adequações estruturais solicitadas pela Vigilância Sanitária.
Onde procurar atendimento
Além do HCPA, Porto Alegre tem ainda atendimento pediátrico de urgência e emergência no Hospital da Criança Conceição, no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, no Hospital da Restinga e no Vila Nova.
Além desses, pais ou responsáveis podem levar as crianças ao Pronto Atendimento da Bom Jesus, da Cruzeiro do Sul e da Lomba do Pinheiro.
Para emergência adulta, são referências os hospitais Conceição, Restinga e Vila Nova, além da Santa Casa e do Instituto de Cardiologia. Os pronto-atendimentos da Capital também podem ser procurados em caso de emergência, além da UPA Moacyr Scliar.