As emergências para adultos dos hospitais de Clínicas (HCPA), Conceição e Santa Casa estão superlotadas e com restrições no atendimento na manhã desta terça-feira (15).
A situação da emergência da Santa Casa voltou a piorar desde segunda-feira (14), quando registrou leve melhora. Nesta manhã, eram 48 pacientes em observação no térreo do Hospital Nora Teixeira. O número representa o dobro dos 24 leitos disponíveis. Apenas casos graves são admitidos.
De acordo com a assessoria de imprensa do complexo hospitalar, houve oscilação nos atendimentos de doentes com covid-19, variando entre 10% e 15%, "sendo que, antes desse aumento pela procura de atendimentos nas emergências, esse índice já se mantinha em 10%", diz a nota. Na maioria das vezes, trata-se de casos que não demandam internação, e os pacientes são liberados para tratamento domiciliar, informa a Santa Casa.
No Clínicas, da mesma forma, somente casos graves, com risco de morte, são atendidos. Há 56 leitos na área adulta, e 108 pacientes estavam internados ou em observação no início desta manhã. A maior parte dos quadros é de complicações de doenças crônicas. Não há nenhum diagnóstico de covid-19.
No Conceição, que dispõe de 51 leitos no setor, 67 pacientes eram atendidos pouco depois das 11h. Para novas admissões, priorizam-se casos graves e com risco de morte. Na semana passada, o hospital enfrentou limitações durante três dias devido à alta na busca por assistência. De acordo com a assessoria de comunicação, não há interferência de infecções por coronavírus na elevação da procura por assistência.
A orientação geral para a população é que indivíduos com quadros leves ou moderados busquem unidades básicas de saúde e pronto-atendimentos.