A Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) investiga um caso suspeito de poliomielite em uma criança de três anos. Segundo um documento de comunicação de risco informado pelo órgão, a criança com paralisia testou positivo para poliovírus (Sabin Like 3). Apesar do resultado, o documento afirma que outras hipóteses não estão descartadas, como a Síndrome de Guillain Barré, e que o caso continua sendo investigado. As informações são de O Globo.
O caso suspeito foi relatado em um menino de três anos, residente do município de Santo Antônio do Tauá, no interior do Estado. Ele apresentou os primeiros sintomas, incluindo febre, dores musculares, mialgia e paralisia flácida aguda (PFA) no dia 21 de agosto. Algumas semanas depois, perdeu a força nos membros inferiores, sem conseguir se manter em pé.
A coleta de fezes foi realizada no dia 16 de setembro e encaminhada ao Laboratório de Referência do Instituto Evandro Chagas. O laudo, com o resultado positivo para Sabin Like 3 foi emitido na última terça-feira (4).
A reportagem de GZH entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde do Pará e aguarda retorno.
Já o Ministério da Saúde afirmou, em nota, que enviou equipe ao Pará nesta quinta-feira (6) para investigar o caso de paralisia flácida aguda. A pasta, destacou, no entanto, "que não há registro de circulação viral da poliomielite no Brasil".