A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, na zona norte de Porto Alegre, terá o atendimento ao público normalizado ao longo desta quinta-feira (20). Desde a manhã de terça (18), o local está atendendo somente pacientes com risco de vida.
O motivo da restrição no atendimento foi a limpeza dos dutos de ar condicionado. A medida atende norma da Vigilância Sanitária, que determina limpezas periódicas para reduzir a circulação de partículas de ar e de microrganismos.
Segundo o Grupo Hospitalar Conceição, que administra a UPA, a previsão é de que o local seja totalmente reaberto até as 19h desta quinta. Algumas manutenções estão sendo finalizadas, assim como a higienização de parte dos ambientes. Dependendo do andamento dos últimos ajustes, o local poderá ter o atendimento normalizado ainda durante a tarde.
Durante a restrição do atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que os pacientes busquem uma das 132 unidades de saúde da cidade — 16 têm atendimento até as 22h. Casos graves também podem ser atendidos nos pronto-atendimentos (PAs).
A SMS não notou aumento significativo de busca por atendimento em outros locais devido à restrição na UPA. O painel de monitoramento mostra, na manhã desta quinta, que os pronto-atendimentos registram procura intensa, mas dentro da normalidade.
A lotação está em 171,43% no PA da Bom Jesus, 158,33% no PA da Cruzeiro do Sul e 111,11% no PA da Lomba do Pinheiro.