Este sábado (24) será o último dia com aplicação de vacinas contra a covid-19 em finais de semana em Porto Alegre. A medida também vale para feriados. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital nesta sexta-feira (23).
De acordo com a SMS, a decisão foi tomada com base na baixa procura pelos imunizantes, observada em uma avaliação dos últimos quatro meses. Conforme a secretaria, em agosto, a média de doses aplicadas aos sábados era de 1,1 mil, e em setembro,de 200 — o que representa uma redução de 82% na busca pelos imunizantes.
Pelo mesmo motivo, a administração municipal tinha encerrado a oferta das doses aos domingos em Porto Alegre no fim do ano passado.
Com base nesse levantamento, a secretaria reorganizará escalas de equipes a partir de 1º de outubro, de acordo com Caroline Schirmer, diretora da Atenção Primária da SMS de Porto Alegre.
— As unidades de saúde estavam operando em um modelo diferente porque era uma situação diferente. Mantivemos (a oferta aos finais de semana e feriados) por mais de ano porque havia movimento, mas agora as próprias pessoas estão indo se vacinar durante a semana — diz.
Conforme Caroline, os profissionais que trabalhavam no sábado terão as atividades concentradas para as unidades de saúde durante a semana. Por trabalhar em feriados e em sábados e domingos, parte da equipe ganhava folga entre segunda e sexta-feira, o que não ocorrerá mais devido à mudança no atendimento. Com isso, a secretaria diz que reforçará a vacinação em unidades com turno estendido até as 22h.
A oferta das vacinas em feriados e finais de semana começou em 19 de janeiro de 2021 na Capital. Os dados mais recentes mostram que 88,4% dos moradores de Porto Alegre receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, o que representa 1.315.455 de pessoas. O público com esquema vacinal com ao menos uma dos de reforço representa 60,9%. Até o momento, a Capital aplicou quase 3,6 milhões de doses de vacinas.
Vacinação
Neste sábado, a vacinação contra a gripe e covid-19 ocorrerá no Lindóia Shopping (Avenida Assis Brasil, 3522), das 9h às 16h. Haverá aplicação de doses para crianças, adolescentes e adultos, além de vacina contra a poliomielite para menores de cinco anos.
Covid-19
Crianças
Neste sábado, a primeira dose contra Covid-19 estará disponível para crianças de cinco a 11 anos. A segunda dose de CoronaVac e de Pfizer será oferecida a crianças vacinadas há 28 dias e oito semanas, respectivamente.
Para receber a primeira dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, assinado pela pessoa que está acompanhando a criança no momento da vacinação.
Adultos
A primeira dose para a população adulta será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. A segunda dose estará disponível para vacinados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen há oito semanas e CoronaVac há 28 dias. A terceira dose estará disponível para todas as pessoas a partir de 12 anos vacinadas há pelo menos quatro meses.
Quarta dose: A quarta dose estará disponível para pessoas a partir de 20 anos vacinadas há pelo menos quatro meses e profissionais de saúde e de apoio à saúde a partir de 18 anos vacinados há pelo menos quatro meses. Pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos devem receber uma dose adicional dois meses após o esquema primário.
Documentação
Para receber a vacina, é preciso apresentar comprovante de identidade com CPF e carteira de vacinação. Imunocomprometidos devem apresentar também comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. Profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe. Novos profissionais de apoio à saúde devem apresentar declaração impressa de vínculo com o serviço, carteira ou contrato de trabalho e ficha CNES do serviço de saúde.
Gripe
A vacina da gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade.
Sintomas respiratórios
Durante o fim de semana, pessoas com sintomas respiratórios poderão procurar um dos prontos-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24 horas.
Prontos-atendimentos 24h para pessoas com sintomas respiratórios:
- Cruzeiro do Sul - Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza
- Bom Jesus - Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus
- Lomba do Pinheiro - Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar - Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil