A baixa procura pela imunização contra a poliomielite foi observada na manhã deste sábado (17) no Shopping João Pessoa, em Porto Alegre. O local é o ponto onde são oferecidos os imunizantes contra a pólio, covid-19 e gripe na Capital durante o dia. O atendimento segue até as 16h. Neste domingo (18), não haverá vacinação em Porto Alegre.
Uma das preocupações das autoridades de saúde é a tendência de baixa cobertura contra a pólio na campanha nacional que está em andamento. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), até o momento, 281.611 doses da vacina foram aplicadas no Estado. A meta é vacinar 95% das crianças com idades entre um e quatro anos, o que representa um público-alvo de 553.814 indivíduos. Assim, o Estado conseguiu 50,84% da meta até este sábado.
Nacionalmente, o cenário é pior: foi alcançada 44% da meta nacional, com a vacinação de 5.088.083 crianças. A campanha nacional contra a doença segue até 30 de setembro. Porto Alegre não conseguiu sequer se aproximar dos patamares alcançados no Estado e no país. Segundo o MS, até o momento, apenas 15.787 das 66.300 doses almejadas foram aplicadas, o que significa 23,81% do objetivo.
De acordo com a enfermeira Kenia Rosa Carvalho, até por volta das 10h30, quando a reportagem de GZH esteve no Shopping João Pessoa, somente seis doses haviam sido aplicadas em crianças.
— Em Porto Alegre estamos tendo pouca adesão à vacina da pólio. Nossa meta é 95% e, até o momento, não atingimos nem 25% (do público-alvo). A vacina geralmente não é aplicada aqui, mas disponibilizamos para tentar atingir um número maior de crianças — pontua.
Ainda conforme a enfermeira, a procura pelo imunizante contra a covid-19 foi boa nas primeiras horas da manhã. Marina do Amaral Ribeiro de Freitas, 30 anos, aproveitou a manhã para levar a filha, Luiza, para receber o imunizante contra a pólio. A menina de dois anos resistiu no início, pois pensou tratar-se de uma injeção, mas colaborou ao entender que tomaria apenas a gotinha.
— As pessoas têm certa resistência com a vacinação, principalmente com a da covid, mas cumprimos o nosso calendário vacinal e o dela (da filha) desde o nascimento. Confiamos e acreditamos nas vacinas, por isso é importante cumprir todas as datas de vacinação e campanhas — diz Marina, que aproveitou o deslocamento para tomar a quarta dose da vacina contra a covid-19.
Covid-19
Atualmente, a primeira dose do imunizante contra a covid-19 está disponível para crianças a partir dos cinco anos. Já a segunda aplicação é oferecida para todos os maiores de três anos, desde que obedecido o intervalo mínimo entre as aplicações. A terceira dose é ofertada para todos os maiores de 12 anos, exceto aqueles que realizaram o esquema primário com a Janssen – estes podem solicitar o reforço a partir dos 18 anos. Já a quarta dose é oferecida para maiores de 18 anos com comorbidades (confira os critérios) e, para o público geral aos maiores de 27 anos, além dos profissionais de saúde maiores de 18 anos.
Saiba mais
Contra a gripe
- Público: pessoas a partir de seis meses
- Onde: Shopping João Pessoa
Contra a poliomielite
- Público: crianças até cinco anos
- Onde: Shopping João Pessoa
Contra a covid-19 para crianças
- Primeira dose: a partir de cinco anos
- Segunda dose: vacinadas com CoronaVac e Pfizer há pelo menos 28 dias e oito semanas, respectivamente
- Onde: Shopping João Pessoa
- Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Caso a pessoa que estiver acompanhando a criança no momento da vacinação não seja um responsável legal, deve apresentar autorização. Crianças imunocomprometidas precisam apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação
Contra a covid-19 para adultos
- Primeira dose: pessoas com 12 anos ou mais
- Segunda dose: vacinados com Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas ou com CoronaVac/Butantan há 28 dias
- Terceira dose: pessoas a partir de 12 anos vacinadas há, pelo menos, quatro meses.
- Quarta dose: pessoas a partir de 27 anos e profissionais de saúde e de apoio à saúde a partir de 18 anos vacinados há, pelo menos, quatro meses; e pessoas com comorbidades maiores de 18 anos
- Onde: Shopping João Pessoa
- Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. Profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe. Novos profissionais de apoio à saúde devem apresentar declaração impressa de vínculo com o serviço, carteira ou contrato de trabalho e ficha CNES do serviço de saúde. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.