Para marcar este início de Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, ocorreu na manhã deste domingo (4) a Caminhada de Promoção à Vida. O ato simbólico foi na Redenção, em Porto Alegre, e o ponto de partida foi o Monumento ao Expedicionário, junto à Avenida José Bonifácio, às 10h30min. Entre os cerca de 40 participantes estavam o prefeito da Capital, Sebastião Melo e a primeira-dama Valéria Leopoldino, que percorreram o entorno do chafariz e os arredores do parque distribuindo folders que atentam para os sinais da depressão e do suicídio.
A iniciativa é uma parceria entre o Gabinete da Primeira-dama e a Secretaria Municipal de Saúde e o objetivo é conscientizar sobre temas como suicídio e depressão, informando a respeito da rede de atendimentos em saúde mental disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital.
— Hoje caminhamos juntos pela vida. É difícil falar sobre suicídio e é difícil a aceitação, quem está sofrendo tende a se isolar. Por isso que é muito importante acolher com amor aquele ente querido, aquele amigo, aquele filho, pois o suicídio aumentou muito na pandemia, principalmente no grupo de pessoas idosas e no 50+. Quem está precisando de ajuda encontra nos serviços de Porto Alegre psiquiatras, psicólogos e médicos preparados para atender — afirma a primeira-dama.
De acordo com a prefeitura, alguns dos principais sinais de alerta para o comportamento suicida são: falar sobre o desejo de morrer, sentir grande culpa, acreditar ser um fardo para os outros, fazer um plano ou pesquisar maneiras de tirar a própria vida, afastar-se, despedir-se, fazer testamento, sentir sensação de vazio, estar extremamente triste, ansioso, agitado e com raiva, ter mudanças extremas de humor e intensificar o uso de drogas e de álcool.
A orientação do município é que quem precisa de ajuda busque atendimento em uma das unidades de de saúde da Capital, onde é feita avaliação e encaminhamento aos serviços de saúde mental da cidade. Para situações de urgência e emergência, estão em funcionamento os plantões no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul e no Centro de Saúde IAPI.