O Hospital Universitário (HU) de Canoas abriu 19 leitos clínicos nesta sexta-feira (24). A decisão foi tomada pelo comitê de intervenção em função da alta demanda de internações decorrentes de problemas respiratórios no inverno. Os leitos para atendimento adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram distribuídos pelo sétimo e oitavo andares da instituição hospitalar.
Com a taxa de ocupação clínica de 89,06%, ultrapassando a margem de segurança de 85%, dos 19 leitos, dez deles já estavam ocupados na manhã desta sexta. Os outros nove aguardavam pacientes que seriam encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas. O hospital organiza um setor do sétimo andar para a abertura de outros 30 novos leitos clínicos, que foram solicitados pelo governo do Estado.
— Esses 19 leitos estão sendo disponibilizados porque conseguimos fazer uma reorganização interna, aproveitando leitos que seriam destinados para convênios e particulares — observou a secretária municipal adjunta da Saúde, Ana Macedo, durante visita ao local.
O diretor técnico Paulo Nader e os demais integrantes do comitê de intervenção estiveram em um dos quartos com os novos leitos. Desde 27 de maio, o HU está sob intervenção depois que uma série de denúncias constatou problemas de falta de medicamentos e materiais.