Assim como tem ocorrido durante a semana e aos finais de semana, emergências de hospitais e pronto-atendimentos de Porto Alegre voltaram a apresentar superlotação na manhã deste sábado (4). Em alguns casos, o índice de ocupação ultrapassa 200%, conforme o painel de monitoramento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Dentre as emergências para adultos, apresentam lotação acima de 100% os hospitais de Clínicas, Conceição e Santa Casa - esta última instituição com 237,5% (veja abaixo). Nos três casos, há pessoas aguardando por leitos de terapia intensiva (UTIs), internação ou atendimento.
No caso das emergências pediátricas, o Conceição também apresenta superlotação. O Hospital de Clínicas teve os números atualizados há mais de 24 horas.
Já os hospitais da Restinga e Mãe de Deus possuem leitos sobrando para atendimento.
Indicados para pacientes com sintomas respiratórios nos fins de semana, os pronto-atendimentos da Capital também apresentam superlotação. Os PAs da Bom Jesus e Cruzeiro do Sul, além da UPA Moacyr Scliar, na Zona Norte, têm ocupação próxima ou superior a 200% para adultos. Apenas o PA da Lomba do Pinheiro tem menor procura.
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Na emergência adulta, às 6h32min, 97 pessoas estavam em observação ou internadas, sendo que a instituição possui 55 leitos. Com isso, a ocupação chega a 176,36%.
Já os dados da emergência pediátrica foram atualizados pela última vez às 10h41min de sexta-feira (3). Na ocasião, o índice chegava a 155,56%.
Hospital Nossa Senhora da Conceição
Com percentual de 110,94% de ocupação, o Hospital Conceição atendia 71 pessoas na emergência adulta às 7h25min deste sábado, sendo que a instituição possui 64 leitos. A emergência pediátrica também apresenta superlotação: às 6h03min, eram 18 pacientes em atendimento em 16 leitos, com lotação de 112,5%.
Santa Casa
Na Santa Casa de Misericórdia, o problema está concentrado na emergência adulta, que tem ocupação de 237,5%. São 24 leitos, sendo que 57 pacientes estão em observação ou internados.
Já no Hospital da Criança Santo Antônio, são seis crianças em atendimento em um espaço com 11 leitos, e a ocupação é de 54,55%.
Hospital da Restinga
A instituição apresenta a situação mais tranquila dentre os hospitais públicos observados. Às 9h47, a emergência adulta operava com lotação de 72,22%, e a pediátrica, de 83,33%.
Mãe de Deus
Conforme a instituição, a emergência tem baixa ocupação neste sábado, com fluxo dentro da normalidade e tempo de espera de, no máximo, 15 minutos.
Na área para pacientes com covid-19, todos os leitos estão vagos, e há apenas duas pessoas aguardando por resultado de exames. Já na outra área, para pessoas com outros sintomas, seis dos 10 leitos de urgência estão vagos, e três pacientes aguardam exames.
Pronto-atendimentos
Dos quatro locais de pronto-atendimentos na Capital, chama a atenção a UPA Moacyr Scliar, com superlotação chegando a 247,06% para adultos, e o PA da Bom Jesus, com 228,57%. No caso da Bom Jesus, a lotação na área pediátrica é de 160%.
O PA da Cruzeiro do Sul tem superlotação de 191,67% na área adulta, mas de 11,11% na emergência pediátrica. Já o da Lomba do Pinheiro tem procura bem inferior, com 88,89% de lotação na emergência para adultos e zero procura na área infantil.