Com aumento no número de casos de covid-19 na região, a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) voltou a recomendar o uso de máscara em locais fechados. De acordo com o monitoramento feito pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos), os casos da doença triplicaram em uma semana.
O painel do Consinos mostra que entre os dias 13 e 20 de maios, 587 casos de covid-19 foram confirmados. Na semana seguinte, entre 20 e 27 de maio, esse número passou para 1.839. No entanto, a necessidade de internações em UTIs diminuiu de cinco para três pacientes.
A Amvars esteve reunida com o comitê técnico na segunda-feira (30). No dia seguinte, os prefeitos das 13 cidades que fazem parte da associação decidiram recomendar o uso de máscara nos locais fechados. A liberação do uso do equipamento foi divulgada em março deste ano.
Além disso, a Amvars pretende intensificar campanhas para que a população complete o ciclo vacinal. A preocupação é com a chegada do inverno, que pode contribuir para o aumento de hospitalizações.
O prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti (Progressistas), presidente da associação, diz que não há obrigatoriedade do uso, mas sim uma orientação para o reforço na importância do uso da máscara:
– Estamos divulgando a recomendação de uso. Continua sendo facultativo, mas os municípios, por iniciativa própria, podem determinar uso. A associação recomenda e pede que se intensifiquem as campanhas de conscientização.
No RS
Em todo o Rio Grande do Sul, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o aumento de casos de covid-19 resultou no aumento de internados em leitos clínicos – entre suspeitos e confirmados – de 341 em 9 de maio para 737 em 31 de maio, ou seja, mais que duplicou em três semanas. A variação de confirmados e suspeitos em UTI, no mesmo período, passou de 134 para 215 – aumento de 60%.
O contágio acelerado também já traz reflexos ao número de óbitos causados pela doença. No início de maio, a média móvel diária de óbitos diários no RS era quatro. Na última semana deste mês, a média móvel subiu para oito por dia.