Porto Alegre tem registrado uma diminuição sustentada de novos casos de dengue nas últimas semanas. Conforme o boletim epidemiológico semanal de arboviroses, já são oito semanas de redução nos registros de infecções e infestação nos bairros.
Até o momento, foram confirmados 2.969 casos da enfermidade, sendo que 2.864 foram contraídos na cidade e 105 foram importados. Em relação a casos contraídos na cidade, também o registro é menor em relação à semana anterior. Nesta, são informados 44 novos casos autóctones, enquanto na semana anterior foram 123. Quatro pessoas morreram em Porto Alegre neste ano devido à doença. Os dados estão sujeitos à revisão e incluem informações coletadas até 18 de junho.
A baixa da temperatura registrada nas últimas semanas contribui com a diminuição da infestação vetorial na cidade e pode ter relação com a queda no número de casos novos no mesmo período. Entretanto, o técnico do Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores Alessandro Coelho destaca que os cuidados em relação à doença devem ser mantidos.
— É o momento de intensificar as ações. O alerta permanece o ano inteiro, e se as pessoas fizerem uma busca por semana aos locais com água parada já é o suficiente. Neste período é até mais importante parar o ciclo de proliferação de criadouros porque assim se retarda o surgimento do mosquito na primavera e verão — disse.
Coelho ainda ressalta que garrafas, pratos e vasos de plantas devem ser lavados com água e sabão para que os ovos dos mosquitos sejam descartados.
Em relação à chikungunya, foram notificadas seis suspeitas, das quais cinco foram descartadas e um caso, importado, foi confirmado. De zika, foram três notificações de suspeita, todas descartadas em exames laboratoriais.
Embora haja confirmação de casos de dengue confirmados em toda a cidade, são nove os bairros com maior incidência da doença: Jardim Carvalho, seguido por Bom Jesus, Partenon e Vila Nova e, na ordem de incidência de casos, Ipanema, Vila São José, Vila Jardim, Morro Santana e Ruben Berta.
No RS, a Secretaria Estadual da Saúde informou mais dois óbitos decorrentes da doença no Rio Grande do Sul. Em 2022, são 59 óbitos e cerca de 46 mil casos confirmados.