Com dados represados desde a semana passada, o Estado registrou 5.755 novos casos de coronavírus nas últimas 24h. Também foram registrados 81 óbitos, contra 24 mortes em decorrência de complicações da doença na terça-feira (7).
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o aumento no registro dos óbitos ocorreu porque o sistema de notificação do Ministério da Saúde estava em manutenção. Na última segunda-feira (6), não foram registradas mortes devido à falha no sistema.
Dos 81 óbitos divulgados nesta quarta-feira (8), 48 foram registrados, mas não colocados no sistema, entre os dias 1º e 7 de junho. Outros 32 aconteceram em maio, além de um óbito publicado que é de dezembro de 2021.
A instabilidade no Sivep-Gripe foi registrada ainda na última quinta-feira (2) e corrigida na segunda-feira (6), segundo comunicado da pasta da Saúde. A SES, no entanto, conseguiu lançar os dados somente nessa quarta.
Problema que se repete
Uma instabilidade no sistema oficial para o registro dos casos e óbitos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), o Sivep-Gripe, do Ministério da Saúde, impede que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) atualize os dados de covid-19 no Rio Grande do Sul. O sistema ficou totalmente fora do ar durante pelo menos quatro dias.
Já em 17 de maio, uma tentativa de ataque hacker deixou os principais sistemas do Ministério da Saúde — e-SUS Notifica, ConecteSUS e Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) - fora do ar, prejudicando o lançamento de dados de novos casos de covid, entre outros. O problema persistiu por vários dias, afetando mapeamento de dados de vacinação, medicamentos e consultas, além de emitir o comprovante digital de vacinação, somente no caso do ConecteSUS.