Começa nesta terça-feira (14) a aplicação da segunda dose de reforço (ou quarta dose) de vacina contra covid-19 para pessoas com 59 anos em Porto Alegre. A abertura de público será possível pois a Capital irá receber 43 mil doses de imunizantes.
A ampliação segue orientação do Ministério da Saúde, que anunciou a dose de reforço para todas as pessoas a partir de 50 anos. Com a mudança, são mais de 100 mil pessoas aptas a receber a quarta dose na Capital. Por isso, é necessário realizar escalonamento. A abertura para mais faixas etárias dependerá da quantidade de doses em estoque, segundo a prefeitura.
O segundo reforço estará disponível para todas as pessoas a partir de 59 anos vacinadas com a terceira dose até 14 de fevereiro, ou seja, há mais de quatro meses. A imunização irá ocorrer no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde (confira os endereços neste site). Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e carteira de vacinação.
De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, poderão ser utilizadas as vacinas Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independentemente da dose aplicada anteriormente.
Profissionais da saúde
Atualmente, a Capital aplica a quarta dose de vacina contra a covid-19 em profissionais de saúde da linha de frente, ou seja, que atuam em hospitais, unidades de saúde ou pronto-atendimentos. A vacina é aplicada nos próprios locais de trabalho. Conforme informado pela prefeitura, a abertura para os demais profissionais de saúde dependerá da chegada de mais doses a Porto Alegre.