Os 116 médicos habilitados para atuar pelo programa Médicos Pelo Brasil no RS já estão sendo encaminhados aos municípios. A iniciativa substituiu, em 2019, o Mais Médicos. Ao todo, 57 cidades foram selecionadas para receber os profissionais de saúde em duas etapas.
Na primeira chamada, foram convocados 32 médicos que, conforme o Ministério da Saúde, estão na etapa de entrega da documentação junto aos municípios. Já 84 que foram selecionados na segunda etapa têm até o 9 de maio para se apresentarem junto às prefeituras.
A cidade que receberá o maior número de profissionais é Porto Alegre, com 26 médicos. Na sequência, estão os municípios de São Leopoldo, Caxias do Sul, Uruguaiana e Canguçu – cada um recebendo quatro doutores (confira abaixo).
Os médicos foram selecionados em duas modalidades: os tutores, que precisam ter especialização em medicina da família e exercerão também a função de tutor dos médicos bolsistas; e os médicos bolsistas, que já possuem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), mas que farão, em um prazo de dois anos, um curso ligado à Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps) de especialização em medicina da família.
Após a conclusão do curso, os médicos bolsistas passam por uma avaliação final e, se aprovados, poderão ser contratados pela Adaps, no regime celetista (CLT). Os tutores, profissionais já contratados na modalidade CLT, terão remunerações que podem chegar a R$ 24 mil, em função de benefícios adicionais para atuação em áreas mais distantes.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, após a conclusão das duas etapas, novos chamamentos têm previsão de serem realizados, mas não há uma data definida.