A prefeitura de Porto Alegre inicia nesta quinta-feira a discussão da liberação ou não o uso de máscaras em ambientes abertos da Capital. De acordo com a administração municipal, a decisão se dará a partir de um debate técnico, que ocorrerá nesta quinta-feira à tarde com a participação de outros prefeitos da Região Metropolitana e convidados técnicos de universidades como Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Feevale.
No encontro, o objetivo é avaliar o cenário da pandemia, internações e contágio, para discutir cientificamente sobre a retirada da obrigatoriedade do uso da proteção nos espaços ao ar livre. A decisão não deverá ser anunciada no debate.
Capitais como São Paulo, Belo Horizonte, São Luís, Teresina, Boa Vista, Cuiabá e o Distrito Federal já dispensaram a obrigatoriedade ao ar livre. No Rio de Janeiro, o uso já foi flexibilizado tanto em espaços abertos quanto fechados.
Para o Rio Grande do Sul, onde a obrigatoriedade é total, o governo do Estado também já iniciou um estudo para ver se é o momento para flexibilizar o uso das máscaras em ambientes ao ar livre. Ainda não há data para a definição das conclusões.
A partir disso, GZH quer te ouvir: você é a favor ou contra liberar o uso de máscaras ao ar livre em Porto Alegre e no RS? Você acredita que já é o momento para a flexibilização? Já se sente seguro para deixar de usar o acessório de proteção em ambientes abertos ou prefere seguir usando? No questionário que preparamos, você pode nos contar qual a sua opinião a respeito da possibilidade de flexibilização.