A queda nos casos e internações por covid-19 está permitindo que alguns hospitais de Porto Alegre comecem a flexibilizar a política de visitantes. Há locais em que o acesso estava limitado desde o início da pandemia, em razão do risco de transmissão.
Nesta semana, o Hospital Ernesto Dornelles liberou as visitas nas unidades de Internação e de Cuidados Especiais mediante o cumprimento de regras, como a presença de uma pessoa por paciente. Segundo a instituição, este tipo de liberação só estava ocorrendo nas unidades de terapia intensiva e na emergência.
O Hospital São Lucas da PUCRS também reduziu as restrições. Na unidade de internação, é permitido um acompanhante e duas visitas no dia. Em situações específicas, pode haver mais liberações. Já há revisão do protocolo para mais ampliações nos próximos dias.
O Hospital Independência normalizou a visitação no dia 2 de março, mantendo suspenso o acesso aos pacientes com covid-19.
Confira a política de visitantes dos hospitais contatados por GZH:
Hospital Ernesto Dornelles
Com a estabilidade dos casos de covid-19 e o baixo número de internações, estão liberadas as visitas nas unidades, com algumas restrições. É permitido um visitante por paciente, sem revezamento, durante 30 minutos e com o uso de máscara durante a permanência na instituição. Nas unidades de terapia intensiva e emergência, já estava liberada a visitação nesse mesmo formato.
Hospital São Lucas da PUCRS
Na unidade de internação no geral, fica um acompanhante e duas visitas no dia, das 9h as 21h. Em casos específicos, são liberados mais. Conforme o hospital, o protocolo já está em revisão para liberar mais nos próximos dias.
Hospital Moinhos de Vento
O único acesso liberado na instituição é para acompanhantes. Visitas sociais estão restritas a duas pessoas por paciente por dia (não concomitantes) e conforme a Unidade de Internação. Durante a visita, a máscara cirúrgica deverá ser utilizada durante todo o tempo, além de seguir as recomendações de higiene de mãos. As unidades Covid e OncoHematológica seguem restritas às visitas sociais. Mais informações no site.
Hospital Mãe de Deus
O hospital ainda restringe as visitas em todas as áreas da instituição. As regras de cada área estão disponíveis no site.
Hospital de Clínicas
Neste momento, as restrições às visitas estão mantidas, mas o hospital está permanentemente revisando os processos e qualquer alteração será comunicada.
Hospital Conceição, Cristo Redentor e Fêmina
As visitas estão liberadas apenas para pacientes sem acompanhante no Hospital Conceição. Nos três locais, é permitida a entrada de uma pessoa por dia, sem troca. Uso de máscara e higienização das mãos são obrigatórias. Os horários podem ser conferidos no site.
Complexo Hospitalar Santa Casa
Houve uma flexibilização na semana passada, permitindo uma visita de cada vez, usando máscara. Nas áreas de internação em que não há restrições médicas (por riscos ou condição clínica dos pacientes, por exemplo), o horário padrão é até às 18h.
Hospital Vila Nova
Restrição apenas para visitas nas Unidades Covid. No restante do hospital, visitas já estão liberadas nos horários estipulados.
Hospital Divina Providência
Nas últimas semanas, foi observada uma diminuição de procura/atendimento via emergência e internações por covid-19, portanto, em fórum com Comitê de Enfrentamento à Covid-19, foi analisado em conjunto a flexibilização de visitas em algumas áreas assistenciais aos pacientes internados. A equipe do hospital está analisando essa semana o comportamento de atendimento e casos por covid-19 no município onde poderão ser ampliadas visitas aos pacientes internados.
UTIs Adulto (NÃO-COVID-19)
- Permitida visita de um familiar, por 30 minutos, conforme horários a seguir:
UTI 2° andar: das 10h30min às 11h;
UTI 7° andar: das 15h30min às 16h;
UTI 6º andar: das 15h30min às 16h. (casos não covid-19)
Unidades de Internação (NÃO-COVID-19)
Acompanhante de paciente: permitida a presença de 01 acompanhante nos casos previstos em lei.
Pode ser realizada a troca do acompanhante 03 vezes ao dia.
Será permitida 01 visita/dia (uma pessoa) por paciente.
Hospital Independência
Desde 2 de março, as visitas estão liberadas, sem restrições, das 8h às 20h. Para pacientes covid, as visitas seguem online.