A cidade do Rio de Janeiro começa, nesta segunda-feira (14), uma nova estratégia para ampliar a vacinação de crianças contra a covid-19: levar o imunizante até as escolas. Todas as 1.307 instituições públicas do município oferecerão por 45 dias a primeira dose aos estudantes de cinco a 11 anos. Só serão vacinadas crianças cujos pais permitam, por escrito, a aplicação.
A iniciativa faz parte do programa Vacina na Escola que, além de aplicar a injeção, também tem como objetivo sanar as dúvidas de pais e responsáveis sobre a vacinação de crianças. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro é aplicar a primeira dose em 200 mil estudantes. A rede pública tem 347 mil crianças matriculadas.
– A ideia desse programa é muito simples. Se a família não puder ir até a vacina por qualquer motivo, a vacina vem até a escola. Isso simplifica o processo e faz com que as nossas crianças possam ter a oportunidade de se vacinar, sempre com a autorização do responsável. Acreditamos muito nesta parceria família-escola para que a educação funcione muito bem. Vacinar as crianças permite mais abraços e mais segurança para as nossas escolas – comentou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.
Pelo planejamento da SMS, haverá aplicação de doses de segunda a sexta-feira, tanto no turno da manhã quanto da tarde. O trabalho nas escolas será acompanhado pela coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE).
Em paralelo ao Vacina na Escola, a SMS fará o cruzamento dos cadastros da Estratégia Saúde da Família com os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), para identificar as crianças que não tenham registro da vacina da covid-19 ou mesmo que estejam com outros imunizantes do calendário vacinal em atraso. A partir daí, os agentes comunitários de saúde irão até as casas das crianças. Elas poderão ser vacinadas no próprio domicílio, na presença do responsável que estiver no local, ou serem orientadas a comparecer na unidade de Atenção Primária de referência para atualizar suas cadernetas de vacinação.
Segundo a SMS, a cidade do Rio tem 560.227 crianças de cinco a 11 anos e, até a manhã desta segunda-feira, 312.162 já haviam sido vacinadas com uma dose.