A Austrália reabrirá suas fronteiras para turistas vacinados contra a covid-19 a partir de 21 de fevereiro, encerrando uma das restrições de viagem mais rígidas e mais duradouras do mundo devido à pandemia.
— Faz quase dois anos desde que decidimos fechar as fronteiras da Austrália — disse anunciou o primeiro-ministro Scott Morrison nesta segunda-feira (7). — A Austrália reabrirá suas fronteiras para todos os portadores de visto em 21 de fevereiro deste ano — acrescentou após uma reunião com seus conselheiros de segurança nacional.
— Se você tiver as duas vacinas, estamos ansiosos para recebê-lo de volta à Austrália — disse o primeiro-ministro.
O país fechou suas fronteiras em março de 2020 para conter a pandemia. Desde então, os australianos geralmente são impedidos de sair e apenas um pequeno grupo de visitantes tem permissão para entrar.
As regras dividiram famílias, atingiram a indústria do turismo e provocaram debates sobre o status da Austrália como uma nação moderna e aberta.
As regras foram gradualmente relaxadas para australianos, residentes permanentes e estudantes. Assim, a decisão de admitir turistas implica uma abertura quase total.
A abertura foi adotada depois que o país abandonou sua política de zero covid-19 e seu sistema de rastreamento de contágio entrou em colapso com a disseminação de casos da variante Ômicron.