No dia 27 de outubro de 2021, em uma cerimônia que reuniu diversas autoridades, ocorreu a inauguração do bloco cirúrgico do Hospital Regional de Santa Maria. Na ocasião, foi anunciado que seriam realizados procedimentos de baixa e média complexidade em três áreas: clínica geral, vascular e torácica. Desde então, passados 104 dias, foram 94 cirurgias, praticamente uma por dia.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), dos 94 procedimentos realizados até o momento, 44 foram de cirurgia geral, ou seja, de problemas diversos que não de alguma especialidade, e os demais foram cirurgias vasculares. Ainda de acordo com a SES, até o momento, não foi preciso cancelar nenhum procedimento devido ao aumento de internações por conta da covid-19.
O Hospital Regional é o segundo de Santa Maria que mais recebe pacientes infectados pelo coronavírus, ficando atrás, apenas, do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo – são 44 no total. Por outro lado, é o que mais tem pessoas com a doença em leitos de UTI na cidade, 17. Além disso, há outros 27 pacientes em leitos clínicos.
A instituição na Região Central do Estado começou a ser idealizada em 2003 e foi inaugurada em 2018, com o atendimento em ambulatórios. Em 2020, os primeiros leitos de internação foram abertos para receber pacientes com covid-19, inicialmente com leitos clínicos e, depois, também de UTI. Na inauguração do bloco cirúrgico foi anunciado que, neste ano, serão realizados atendimentos em outras áreas, como traumatologia, cardiologia e neurologia.